A LÍNGUA MATERNA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A LUZ DA BNCC

Autores

  • Luiza Cristine Barbosa Paiva Universidade Federal do Pará
  • Robson dos Santos Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Alan Gonçalves Lacerda Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4613

Palavras-chave:

BNCC. Língua Materna e Matemática. Educação Matemática.

Resumo

 Neste trabalho temos como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular de Matemática (2018) do ensino fundamental II, de modo a evidenciar as aproximações e complementariedades das características da Língua Materna no processo de ensino de Matemática na perspectiva de Machado (2011). A pesquisa é de cunho qualitativo e para explicitar e discutir os resultados foram criadas três categorias a partir de Machado (2011), a saber: Sistema de representação da realidade; Sintático e semântico (técnica e significado) e A complementariedade entre a Língua Materna e a Matemática. Os resultados apontam para a relação de algumas habilidades propostas pela BNCC com as categorias outrora mencionadas, sendo evidenciadas habilidades dos anos finais do ensino fundamental II que potencializam a impregnação entre a Língua Materna e as questões pertinentes à compreensão dos objetos de conhecimento da Matemática. Consideramos que a BNCC de Matemática oferece recursos metodológicos e pedagógicos que inter-relacionam o conhecimento matemático aos movimentos de compreensão e aquisição da Língua Materna. .

Biografia do Autor

Luiza Cristine Barbosa Paiva, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará. E-mail: uizacbpaiva@gmail.com.

Robson dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará. E-mail: robsonf@ufpa.br

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará. E-mail: alanlacerda@ufpa.br

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Paiva, L. C. B. ., Ferreira, R. dos S. ., & Lacerda, A. G. . (2022). A LÍNGUA MATERNA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A LUZ DA BNCC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 542–557. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4613