A LÍNGUA MATERNA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A LUZ DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4613Palabras clave:
BNCC. Língua Materna e Matemática. Educação Matemática.Resumen
Neste trabalho temos como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular de Matemática (2018) do ensino fundamental II, de modo a evidenciar as aproximações e complementariedades das características da Língua Materna no processo de ensino de Matemática na perspectiva de Machado (2011). A pesquisa é de cunho qualitativo e para explicitar e discutir os resultados foram criadas três categorias a partir de Machado (2011), a saber: Sistema de representação da realidade; Sintático e semântico (técnica e significado) e A complementariedade entre a Língua Materna e a Matemática. Os resultados apontam para a relação de algumas habilidades propostas pela BNCC com as categorias outrora mencionadas, sendo evidenciadas habilidades dos anos finais do ensino fundamental II que potencializam a impregnação entre a Língua Materna e as questões pertinentes à compreensão dos objetos de conhecimento da Matemática. Consideramos que a BNCC de Matemática oferece recursos metodológicos e pedagógicos que inter-relacionam o conhecimento matemático aos movimentos de compreensão e aquisição da Língua Materna. .
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY