IMPACTOS DA INSERÇÃO MASSIVA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO DAS REDES URBANAS

Autores

  • Walison Weverton Lima Aguiar Centro Universitário Santo Agostinho
  • Stênio de Sousa Coelho Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23003

Palavras-chave:

Eletromobilidade. Sistemas de distribuição. Planejamento energético. Estações de recarga. Gerenciamento inteligente.

Resumo

Este estudo objetiva examinar as consequências da introdução em larga escala de veículos elétricos sobre o planejamento da ampliação das redes urbanas de distribuição elétrica, abrangendo dimensões técnicas, operacionais e financeiras. A investigação visa compreender as modificações no perfil de consumo energético, efeitos sobre a qualidade do fornecimento, obstáculos na implementação da infraestrutura de carregamento e alternativas de mitigação existentes. O método empregado compreende revisão bibliográfica qualitativa de artigos científicos, dissertações e teses nas bases ScienceDirect, Scopus, SciELO e Google Scholar, utilizando descritores específicos e priorizando publicações de 2018 a 2025, complementada por análise de documentos institucionais da ANEEL, EPE e ABDI. Os conteúdos foram organizados em cinco eixos centrais: projeções de demanda, impactos eletrotécnicos, infraestrutura de recarga, tecnologias de gerenciamento e desafios regulatórios. Os achados demonstram que mesmo com 20% de inserção veicular, circuitos urbanos registram acréscimo de carregamento entre 12% e 35%, desvios de tensão acima de 4% e deformação harmônica próxima a 6,8%, demandando reforços estruturais em 30% dos circuitos quando a penetração supera 50%. Soluções como carregamento inteligente podem minimizar até 35% das consequências adversas, enquanto sistemas de medição avançada diminuem falhas em 23%. Portanto, a pesquisa comprova que a eletromobilidade constitui mudança estrutural que demanda preparação prévia, aplicação de tecnologias avançadas e regulamentação definida para assegurar expansão equilibrada dos sistemas de distribuição no ambiente urbano brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walison Weverton Lima Aguiar, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Santo Agostinho, Teresina – Piauí.

Stênio de Sousa Coelho, Centro Universitário Santo Agostinho

Docente no Centro Universitário Santo Agostinho, Teresina – Piauí. Mestre em Engenharia Elétrica - Controle e Automação de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal do Piauí. 

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Aguiar, W. W. L., & Coelho, S. de S. (2025). IMPACTOS DA INSERÇÃO MASSIVA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO DAS REDES URBANAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1685–1703. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23003