A ESTRUTURAÇÃO DE UM PLANO FISIOTERAPÊUTICO E SEUS EFEITOS SOBRE UM CASO DE PÓS-OPERATÓRIO DE FRATURA DE TÍBIA E FÍBULA ESQUERDA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Emily Hage Chrispim da Silva UNIG
  • Gizele Vallim Velasques UNIG
  • Arhtur Rodrigues Neto UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22940

Palavras-chave:

Tíbia. Fíbula. Fratura. Cirurgia. Fisioterapia.

Resumo

O estudo apresenta um relato de caso sobre fratura de tíbia e fíbula tratada cirurgicamente, destacando a importância da fisioterapia na recuperação funcional, considerando dor, mobilidade, força e aspectos psicossociais envolvidos no processo. A metodologia consistiu em avaliação detalhada na clínica-escola da UNIG, com anamnese, exame físico, goniometria, testes de força, perimetria e análise da marcha, seguida de plano terapêutico individualizado baseado em redução de dor e edema, mobilização, fortalecimento, treino proprioceptivo e reeducação da marcha. Os resultados mostram evolução significativa da paciente, com normalização da amplitude de movimento, aumento da força muscular, redução do edema, melhora da perimetria, reorganização tecidual e retorno progressivo às atividades diárias. A discussão relaciona tais melhorias às evidências científicas que defendem mobilização precoce, cinesioterapia progressiva e manejo adequado das cicatrizes. Conclui-se que protocolos estruturados e individualizados favorecem recuperação funcional eficiente e sustentada em fraturas de tíbia e fíbula.

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Biografia do Autor

Emily Hage Chrispim da Silva, UNIG

Discente de fisioterapia na instituição Universidade Iguaçu – UNIG.

Gizele Vallim Velasques, UNIG

Discente de fisioterapia na instituição Universidade Iguaçu – UNIG.

Arhtur Rodrigues Neto, UNIG

Orientador: fisioterapeuta, professor assistente – UNIG.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Silva, E. H. C. da, Velasques, G. V., & Rodrigues Neto, A. (2025). A ESTRUTURAÇÃO DE UM PLANO FISIOTERAPÊUTICO E SEUS EFEITOS SOBRE UM CASO DE PÓS-OPERATÓRIO DE FRATURA DE TÍBIA E FÍBULA ESQUERDA: UM RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1528–1537. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22940