CAPACITAÇÃO EM FORMATO EaD PARA O ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS: É UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO?
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22936Palavras-chave:
Educação. Curso Ead. Pessoa com Deficiência. Inclusão. Espaço Público. História. Poder Judiciário pernambucano.Resumo
A educação contemporânea vem passando por transformações que exigem a revisão das práticas pedagógicas e inclusivas especialmente em espaços públicos como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Diante da diversidade presente nesses ambientes, torna-se essencial buscar estratégias que contemplem as necessidades individuais e coletivas dos servidores. Nesse contexto, uma abordagem inclusiva e lúdico-pedagógica surge como ferramenta fundamental para a capacitação e o desenvolvimento profissional.Nesse sentido a formação continuada dos servidores, especialmente por meio de cursos EaD com foco na inclusão, representa um avanço significativo na construção de um serviço público mais acessível e humanizado. Por meio da análise dos impactos no cotidiano das pessoas que realizaram o curso “Atendimento a pessoas com deficiência em espaços públicos” com carga horária de 14 horas, oferecido pela ESMAPE -Escola judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco em 2024 e da análise dos referenciais teóricos, que perpassam pela breve história da pessoa com deficiência por meio de pesquisa bibliográfica. Este artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta os resultados da dissertação de mestrado intitulada: Capacitação Ead no tribunal de justiça de Pernambuco: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos.
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