CAPACITAÇÃO EM FORMATO EaD PARA O ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS: É UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO?

Autores

  • Gabriela Maria Severien dos Santos Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University
  • Janaina Vital de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22936

Palavras-chave:

Educação. Curso Ead. Pessoa com Deficiência. Inclusão. Espaço Público. História. Poder Judiciário pernambucano.

Resumo

A educação contemporânea vem passando por transformações que exigem a revisão das práticas pedagógicas e inclusivas especialmente em espaços públicos como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Diante da diversidade presente nesses ambientes, torna-se essencial buscar estratégias que contemplem as necessidades individuais e coletivas dos servidores. Nesse contexto, uma abordagem inclusiva e lúdico-pedagógica surge como ferramenta fundamental para a capacitação e o desenvolvimento profissional.Nesse sentido a formação continuada dos servidores, especialmente por meio de cursos EaD com foco na inclusão, representa um avanço significativo na construção de um serviço público mais acessível e humanizado. Por meio da análise dos impactos no cotidiano das pessoas que realizaram o curso Atendimento a pessoas com deficiência em espaços públicos” com carga horária de 14 horas, oferecido pela ESMAPE -Escola judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco em 2024 e da análise dos referenciais teóricos, que perpassam pela breve história da pessoa com deficiência por meio de pesquisa bibliográfica. Este artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta os resultados da dissertação de mestrado intitulada: Capacitação Ead no tribunal de justiça de Pernambuco: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos.

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Biografia do Autor

Gabriela Maria Severien dos Santos, Veni Creator Christian University

Mestra em Ciências da Educação, Veni Creator Christian University, Flórida – USA.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Orientadora: Prof.ª Dra. Doutora em Geografia, Veni Creator Christian University, Flórida – USA.

Janaina Vital de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Co-Orientadora: Profª Dra. Doutora em Desenvolvimento e Meio ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Santos, G. M. S. dos, Santos, M. P. M. dos, & Albuquerque, J. V. de. (2025). CAPACITAÇÃO EM FORMATO EaD PARA O ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS: É UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1800–1828. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22936