A FRUSTRAÇÃO COMO VILÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL: “O QUE ESTAMOS ENSINANDO PARA OS NOSSOS FILHOS?”
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22742Palavras-chave:
Estilos parentais. Saúde emocional. Frustração. Resiliência. Crianças.Resumo
O presente estudo investiga a relação entre estilos parentais e saúde emocional em crianças, com o objetivo de compreender como os pais lidam com a frustração pessoal e a frustração vivenciada por seus filhos. A problemática central reside na falta de habilidades para lidar com a frustração, a qual pode perpetuar ciclos de violência, ansiedade e depressão. Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica mista, que combina pesquisa bibliográfica e primária, incluindo entrevistas semiestruturadas. Este estudo visa identificar estratégias eficazes para ensinar crianças a lidar com a frustração, ressaltando que a formação de crianças resilientes depende não apenas de suas experiências individuais, mas também da qualidade das interações e do suporte emocional recebido em seus ambientes familiares. Os resultados esperados indicam que a promoção de habilidades emocionais e a conscientização dos pais sobre suas práticas parentais são cruciais para o desenvolvimento saudável das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY