A FRUSTRAÇÃO COMO VILÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL: “O QUE ESTAMOS ENSINANDO PARA OS NOSSOS FILHOS?”

Autores

  • Francilene Costa Noronha Bucheni PUCRS
  • Susana Gib Azevedo PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22742

Palavras-chave:

Estilos parentais. Saúde emocional. Frustração. Resiliência. Crianças.

Resumo

O presente estudo investiga a relação entre estilos parentais e saúde emocional em crianças, com o objetivo de compreender como os pais lidam com a frustração pessoal e a frustração vivenciada por seus filhos. A problemática central reside na falta de habilidades para lidar com a frustração, a qual pode perpetuar ciclos de violência, ansiedade e depressão. Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica mista, que combina pesquisa bibliográfica e primária, incluindo entrevistas semiestruturadas. Este estudo visa identificar estratégias eficazes para ensinar crianças a lidar com a frustração, ressaltando que a formação de crianças resilientes depende não apenas de suas experiências individuais, mas também da qualidade das interações e do suporte emocional recebido em seus ambientes familiares. Os resultados esperados indicam que a promoção de habilidades emocionais e a conscientização dos pais sobre suas práticas parentais são cruciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilene Costa Noronha Bucheni, PUCRS

Pós-graduada em Neurociencia,  Educação e Desenvolvimento Infantil pela PUCRS 2023/2024.Experiência em diagnóstico, TEA, TDAH, Dislexia, discalculia entre outros transtornos neurodivergente.  Escritora de contos infantis, Psicóloga Clínica, psicóloga parental, orientação profissional para TEA,  experiencia com transtorno alimentar  e sensibilidade sensorial, experiencia com práticas de atividades em Habilidades sociais.  Graduada em psicologia, 

Susana Gib Azevedo, PUCRS

Psicóloga Clínica, com Mestrado em Comunicação Social e especialização em Psicopedagogia pela PUCRS. Professora Adjunta da PUCRS com 38 anos de docência.  Por 15 anos professora da Unisinos e da ESPM Poa.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Bucheni, F. C. N., & Azevedo, S. G. (2025). A FRUSTRAÇÃO COMO VILÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL: “O QUE ESTAMOS ENSINANDO PARA OS NOSSOS FILHOS?”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1732–1748. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22742