INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESUMANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: UM OLHAR FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Luciano Roberto da Silva Leal Universidade de Pernambuco
  • Elisangela da Hora Mendonça UNIBF
  • Joelma Aparecida Krepel UEPG
  • Antonio Tales Sampaio Gomes FAVENI
  • Johnatan Feliciano dos Santos UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22350

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Educação Humanizadora. Desumanização. Filosofia da Educação. Mediação Docente. Ética Tecnológica. Paulo Freire. Hannah Arendt. Dermeval Saviani.

Resumo

A integração crescente da Inteligência Artificial (IA) na educação tem gerado debates sobre os propósitos e a natureza do ensino na era digital. Este artigo reflete criticamente sobre a desumanização do processo educativo quando algoritmos substituem a mediação humana essencial ao ato pedagógico. Com base em Paulo Freire, Dermeval Saviani e Hannah Arendt, discute-se as implicações éticas e ontológicas dessa substituição. Embora a IA prometa eficiência e personalização, pode reforçar uma visão tecnocrática da aprendizagem, limitando a formação integral dos estudantes. Inspirado em Hans Jonas, Shoshana Zuboff e Neil Selwyn, o texto aborda questões como opacidade algorítmica, vigilância e perda de autonomia. Defende-se, portanto, uma integração ética e humanizadora da tecnologia, orientada por princípios de transparência, participação e equidade, para que a IA fortaleça — e não enfraqueça — a dimensão humana da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Roberto da Silva Leal, Universidade de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) -Câmpus Senhor do Bonfim.

Elisangela da Hora Mendonça, UNIBF

Especialista   em   Educação   Especial   pela   UNIBF.      Licenciada   em   Ciências   Sociais e Filosofia   pela UNIBF.

Joelma Aparecida Krepel, UEPG

Mestranda do PROFEI (Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) na Universidade Estadual de PontaGrossa (UEPG). Bolsista da Fundação Araucária. Docente na Secretaria Municipal de Educação em Ponta Grossa -PR.

Antonio Tales Sampaio Gomes, FAVENI

Especialista em ensino de física e da matemática pela FAVENI. Especialista em Energias renováveis pelo CENTEC. Licenciatura em física pelo Instituto Federal do Ceará e Licenciatura em Matemática pela Universidade Cidade Verde. C. Docente na SEDUC-CE.

Johnatan Feliciano dos Santos, UNINASSAU

Especialista em Análise de Dados pela Estácio. Engenheiro Eletricista pela UNINASSAU.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

Leal, L. R. da S., Mendonça, E. da H., Krepel, J. A., Gomes, A. T. S., & Santos, J. F. dos. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESUMANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: UM OLHAR FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6108–6116. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22350