RELAÇÃO DA FIBROMIALGIA COM OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Autores

  • Camila de Sá Brunet Dantas UNIFSM
  • Luciano Braga de Oliveira UNIFSM
  • Michel Jorge Dias UNIFSM
  • Yago Tavares Pinheiro UNIFSM
  • Leilla Rodrigues da Silva UNIFSM
  • Wellida Maria de Oliveira UNIFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22156

Palavras-chave:

Fibromialgia. Ansiedade. Depressão.

Resumo

A Fibromialgia (FM) é uma síndrome neurológica crônica que envolve os quatros quadrantes do corpo e o esqueleto axial. É uma doença reumática que não apresenta inflamação. O mecanismo central dessa patologia é a alteração nos neurotransmissores do sistema nervoso central. É caracterizada por uma dor difusa e crônica, geralmente associada a pontos dolorosos. Analisar a presença de transtornos depressivos e ansiedade em indivíduos com fibromialgia. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Foram incluídos neste trabalho revisões de literatura ou estudos observacionais que tenham analisado a relação entre depressão e/ou ansiedade com o diagnóstico de fibromialgia, publicados nos últimos dez anos (2015 a 2025), nos idiomas inglês, português ou espanhol. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, SciELO, PEDro e LILAcs, utilizando a combinação dos seguintes descritores: “fibromialgia”, “ansiedade” e “depressão”. Foi utilizado o operador boolean O AND para a combinação das palavras. Foram incluídos nove estudos que investigaram a relação entre fibromialgia e manifestações psicopatológicas, destacando a prevalência e correlação de sintomas ansiosos e depressivos, além de seus impactos na qualidade de vida, funcionalidade e prognóstico. Os achados indicam elevada frequência desses sintomas em pacientes com FM, com repercussões clínicas relevantes. Os estudos evidenciam que a ansiedade e a depressão são comorbidades frequentes na fibromialgia, influenciando sintomas como dor, fadiga e distúrbios do sono. Essa interação reforça a necessidade de uma abordagem terapêutica multidimensional, com avaliação dos sintomas afetivos e inclusão de estratégias psicológicas e psiquiátricas no cuidado integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Sá Brunet Dantas, UNIFSM

Graduanda do curso de Fisioterapia Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba.

Luciano Braga de Oliveira, UNIFSM

Docente do Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Clínica Santa Maria, Cajazeiras-PB. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), São Paulo.

Michel Jorge Dias, UNIFSM

Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), São Paulo.

Yago Tavares Pinheiro, UNIFSM

Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN.

Leilla Rodrigues da Silva, UNIFSM

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB.

Wellida Maria de Oliveira, UNIFSM

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB.

Downloads

Publicado

2025-11-11

Como Citar

Dantas, C. de S. B., Oliveira, L. B. de, Dias, M. J., Pinheiro, Y. T., Silva, L. R. da, & Oliveira, W. M. de. (2025). RELAÇÃO DA FIBROMIALGIA COM OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2785–2801. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22156