A INFLUÊNCIA DO USO INADEQUADO DA RÁDIO FM NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Helenice da Silva Gomes UTIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21793

Palavras-chave:

Rádio FM. Linguagem. Educação Básica.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a influência do uso inadequado da rádio FM no desenvolvimento linguístico de estudantes da educação básica, considerando a linguagem como eixo central da aprendizagem e da formação social. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em estudos que discutem a relação entre mídia, linguagem e educação. Foram selecionadas produções publicadas entre 2010 e 2024 em bases como SciELO e Google Acadêmico. A análise evidenciou que o consumo não mediado de programas radiofônicos pode interferir na aquisição e no uso da linguagem, reproduzindo desvios da norma-padrão, empobrecendo o vocabulário e reduzindo a clareza comunicativa dos alunos. Também se constatou que, quando utilizada de forma crítica e pedagógica, a rádio pode se tornar um recurso eficaz para o desenvolvimento da oralidade, da escuta ativa e da reflexão linguística. Conclui-se que o desafio não está no meio de comunicação em si, mas na forma como ele é apropriado pela escola, sendo essencial a mediação docente para transformar o entretenimento em aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Helenice da Silva Gomes, UTIC

Mestrado em Ciências da Educação, Universidad Tecnológica Internacional – UTIC.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Gomes, H. da S. (2025). A INFLUÊNCIA DO USO INADEQUADO DA RÁDIO FM NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1972–1982. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21793