EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA NO TJPE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21706Palavras-chave:
Educação digital. Acesso à Justiça. Processo Judicial Eletrônico. Inclusão. Direito Fundamental.Resumo
Este artigo analisa a relação entre educação digital e acesso à Justiça no contexto da sociedade hiperconectada, em que o processo judicial se desenvolve por meio de plataformas eletrônicas. O acesso à Justiça é um direito fundamental, indispensável para a garantia de outros direitos e parâmetro interpretativo da ciência processual. Nesse sentido, a educação digital apresenta-se como condição essencial para a compreensão teórica e prática desse acesso em tempos de processo eletrônico. A transformação digital iniciada no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) consolida-se como vetor estratégico de modernização, promovendo celeridade processual e inclusão. Todavia, torna-se indispensável investir não apenas em infraestrutura tecnológica, mas também em competências digitais, a fim de assegurar que todos os atores do sistema de Justiça possam usufruir plenamente das ferramentas disponibilizadas.
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