EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA NO TJPE

Autores/as

  • Adriana Farias Ferraz Veni Creator Christian University
  • Luciane Weber Baia Hees Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21706

Palabras clave:

Educação digital. Acesso à Justiça. Processo Judicial Eletrônico. Inclusão. Direito Fundamental.

Resumen

Este artigo analisa a relação entre educação digital e acesso à Justiça no contexto da sociedade hiperconectada, em que o processo judicial se desenvolve por meio de plataformas eletrônicas. O acesso à Justiça é um direito fundamental, indispensável para a garantia de outros direitos e parâmetro interpretativo da ciência processual. Nesse sentido, a educação digital apresenta-se como condição essencial para a compreensão teórica e prática desse acesso em tempos de processo eletrônico. A transformação digital iniciada no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) consolida-se como vetor estratégico de modernização, promovendo celeridade processual e inclusão. Todavia, torna-se indispensável investir não apenas em infraestrutura tecnológica, mas também em competências digitais, a fim de assegurar que todos os atores do sistema de Justiça possam usufruir plenamente das ferramentas disponibilizadas.

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Biografía del autor/a

Adriana Farias Ferraz, Veni Creator Christian University

Mestrado em Ciência da Educação. Veni Creator Christian University.

Luciane Weber Baia Hees, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora - Docente na Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-10-27

Cómo citar

Ferraz, A. F., & Hees, L. W. B. (2025). EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA NO TJPE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4372–4376. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21706