ÉTICA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIAS SURGENTES

Autores/as

  • Michele de Fátima Pereira Schmoller Must University
  • Débora Cristina de Jesus Must University
  • Flávia Rodrigues da Silva Priesnitz Must University
  • José Jairo Santos Lim Universidade Federal de Sergipe
  • Keila Saboia Diniz Must University
  • Maria Cláudia Callegari Must University
  • Nayara Pablyne Silva Rodrigues FAVENI
  • Simone Castro Gonçalves Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21591

Palabras clave:

Ética. Tecnologias surgentes. Educação científica. Práticas pedagógicas. formação crítica.

Resumen

Este estudo investigou as questões éticas geradas pelo uso das tecnologias surgentes na educação científica, com o objetivo de compreender como essas tecnologias impactam a formação de cientistas e cidadãos críticos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as implicações éticas dessas tecnologias na educação científica e sugerir práticas pedagógicas para integrar a ética nesse contexto. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com análise de artigos, livros e outros materiais relevantes sobre ética, educação científica e tecnologias surgentes. Os resultados indicaram que, apesar dos benefícios das tecnologias surgentes para a educação, como a personalização do aprendizado e o aumento do acesso à informação, surgem desafios éticos significativos relacionados à privacidade, segurança de dados e desigualdade no acesso ao conhecimento. A análise revelou que a formação de futuros cientistas e cidadãos críticos depende da integração de discussões éticas no currículo de educação científica, incluindo o uso de metodologias como estudos de caso e debates sobre o impacto das tecnologias. As considerações finais apontaram para a relevância de capacitar educadores para lidar com as questões éticas associadas às tecnologias surgentes, além de sugerir que estudos sejam realizados para acompanhar a evolução dessas questões na prática educacional.

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Biografía del autor/a

Michele de Fátima Pereira Schmoller, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Débora Cristina de Jesus, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Flávia Rodrigues da Silva Priesnitz, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

José Jairo Santos Lim, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências da Religião, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Keila Saboia Diniz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Maria Cláudia Callegari, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Nayara Pablyne Silva Rodrigues, FAVENI

Pós-graduada em Psicopedagogia, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Simone Castro Gonçalves, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-10-15

Cómo citar

Schmoller, M. de F. P., Jesus, D. C. de, Priesnitz, F. R. da S., Lim, J. J. S., Diniz, K. S., Callegari, M. C., … Gonçalves, S. C. (2025). ÉTICA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIAS SURGENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2523–2536. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21591