EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE DIGITAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21523Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Acessibilidade Digital. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Resumo
Este artigo aborda a importância da educação inclusiva e da acessibilidade digital em ambientes virtuais de aprendizagem, com base em uma experiência pedagógica realizada na Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano, localizada no distrito de Itahum, em Dourados-MS, durante o primeiro semestre de 2025. A prática envolveu o uso da plataforma Wordwall com estudantes da educação especial, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências, História e Geografia. O ambiente digital proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e significativa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI), promovendo maior engajamento e interação social. Os resultados evidenciaram que o uso de recursos tecnológicos acessíveis potencializa o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas mediadas pela tecnologia.
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