EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE DIGITAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Michele Maria Silva Franco
  • Elberto Teles Ribeiro UFGD
  • Florence Joyce Lopes Rosa Rede Municipal de ensino de Campo Grande
  • Cristina Souza Carvalho
  • Vívian Ahuké Alves Barros Valadares Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do sul
  • Augusta Isabel Junqueira Fagundes
  • Beatriz Belizie Souza Casari

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21523

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Acessibilidade Digital. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda a importância da educação inclusiva e da acessibilidade digital em ambientes virtuais de aprendizagem, com base em uma experiência pedagógica realizada na Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano, localizada no distrito de Itahum, em Dourados-MS, durante o primeiro semestre de 2025. A prática envolveu o uso da plataforma Wordwall com estudantes da educação especial, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências, História e Geografia. O ambiente digital proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e significativa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI), promovendo maior engajamento e interação social. Os resultados evidenciaram que o uso de recursos tecnológicos acessíveis potencializa o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas mediadas pela tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Maria Silva Franco

Doutora. Professora e administradora. 

Elberto Teles Ribeiro, UFGD

Docente da Rede pública de ensino do Mato Grosso do Sul, cursa mestrado em Geografia na UFGD, especialista em Educação nas áreas de Educação especial, geografia e saúde da criança e do adolesentes. 

Florence Joyce Lopes Rosa, Rede Municipal de ensino de Campo Grande

Docente nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS.

Cristina Souza Carvalho

Docente e Especialista em Educação Especial e Inclusiva. 

Vívian Ahuké Alves Barros Valadares, Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do sul

Docente na educação especial na rede estadual de ensino de Mato Grosso do sul.

Augusta Isabel Junqueira Fagundes

Docente no ensino superior, doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. 

Beatriz Belizie Souza Casari

Docente na educação especial em Dourados-MS, especialista em ABA. 

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Franco, M. M. S., Ribeiro, E. T., Rosa, F. J. L., Carvalho, C. S., Valadares, V. A. A. B., Fagundes, A. I. J., & Casari, B. B. S. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE DIGITAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2808–2820. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21523