ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21095

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura. Acessibilidade. Pessoas com Deficiência. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle.

Resumo

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem amplamente utilizado em universidades no Brasil e no exterior. Apesar de o Moodle oferecer recursos para acessibilidade, existem poucas soluções ainda no sentido da acessibilidade das pessoas com deficiência na plataforma Moodle. O artigo revisa a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) no Moodle, através de uma Revisão Sistemática da Literatura de estudos publicados entre janeiro de 2015 e abril de 2024. Os estudos revisados contribuíram com sugestões e desenvolvimento de novos recursos para aprimorar o Moodle. No entanto, identificou-se lacunas na literatura existente, sugerindo a necessidade de futuras pesquisas explorarem e ampliarem as soluções disponíveis. Este trabalho destaca desafios atuais e aponta caminhos promissores para aprimorar a acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Felix Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2024 - presente).Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021).Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013).Assistente em Administração na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) desde 2011. Atualmente é responsável pelo Setor de Interface de Gestão de Pessoas do Campus Caçapava do Sul, da UNIPAMPA.

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da Resposta ao Item - GEPTRI. Tem experiência nas áreas de Estatística, Qualidade e Pesquisa de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: dados autocorrelacionados, controle estatístico de processo (CEP), modelos ARIMA, pesquisa de mercado, Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Testes Adaptativos Informatizados (TAI).

Solange de Lurdes Pertile, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Ciência da Computação junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Informática junto a Universidade Federal de Santa Maria (2010) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008). Fez doutorado sanduíche no Laboratório de Linguagem Natural na Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, RS. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (INEP/MEC). Suas áreas de pesquisa são Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Vinícius Maran, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), mestrado em Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é pesquisador e Professor Adjunto no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Ubíqua, Sensibilidade ao Contexto, Banco de Dados e Computação Móvel.

Leugim Corteze Romio, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santiago-RS (2010). Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2013), área de concentração Modelagem Matemática de Sistemas Não-Lineares e Controle de Sistemas Dinâmicos. Doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019), área de concentração Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações. Docente na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Caçapava do Sul-RS.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Oliveira, W. F. R. de, Moreira Junior, F. de J., Pertile, S. de L., Maran, V., & Romio, L. C. (2025). ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 805–824. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21095