A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA COMUNIDADE DE VILA SOLEDADE MOJU-PA

Autores

  • Maria do Carmo Furtado Alves Universidade Federal do Pará
  • Vivian da Silva Lobato Universidade Federal do Pará
  • Carlene Sibeli Sodré Damasceno Nahum Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20833

Palavras-chave:

Família. Escola. Educação. Ensino e família.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo de analisar a participação das famílias no processo de ensino dos alunos na Escola Municipal Ensino Fundamental Nossa Senhora da Soledade Moju-PA. Trata-se de um estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo e bibliográfica, de abordagem qualitativa de investigação cientifica tendo como fundamentos teóricos Oliveira (2003) e Saviane (1995), Libâneo (2004), Paro (2020), Marquês (2021), Severino (2013), Gil (2009) e Chizzotti (2006). Foi necessário assim analisar, por meio da fala da coordenadora pedagógica a participação, das famílias no âmbito educacional Municipal Ensino Fundamental Nossa Senhora da Soledade. Com isso obtive resultados indicam que a participação da família contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Ficou evidente que, quanto maior a presença e o envolvimento da família na escola melhores são, os resultados educacionais dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Furtado Alves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará- UFPA.

Vivian da Silva Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Pará- UFPA.

Carlene Sibeli Sodré Damasceno Nahum, Universidade Federal do Pará

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica, doutoranda em Educação- UFPA, Universidade Federal do Pará- Pará.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Alves, M. do C. F., Lobato, V. da S., & Nahum, C. S. S. D. (2025). A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA COMUNIDADE DE VILA SOLEDADE MOJU-PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 73–85. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20833