REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20825

Palavras-chave:

Representações sociais. Formação docente. Currículo. Licenciatura. Bacharelado.

Resumo

O manuscrito discute os possíveis indícios de representações sociais acerca da formação de professores em Educação Física, a partir de uma análise das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Educação Física. Inicialmente, apresenta alguns indícios de representações sociais presentes nos processos de ancoragem e objetivação com a valorização do curso de Bacharelado e desvalorização da Licenciatura. Em seguida, apresenta como cada uma das etapas do currículo é evidenciado ao destacar os conteúdos de um determinado campo, trazem representações sociais que reforçam o campo do Bacharelado Educação Física, sobrepondo um campo ao outro. Finalmente, o estudo mostra que os processos de conformação do currículo da Educação Física têm caminhado no sentido de representações sociais que desvalorizam o campo da Licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Pimentel de Oliveira, UNESA

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá- PPGE - UNESA. Centro Universitário Gama e Souza – UNIGAMA.

Renata de Melo Cardoso Palmares, UNESA

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de SáPPGE – UNESA.

Marconi Silva de Andrade, UNESA

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE – UNESA.

Felipe da Silva Triani, UNESA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE - UNESA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Oliveira, P. S. P. de, Palmares, R. de M. C., Andrade, M. S. de, & Triani, F. da S. (2025). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 540–555. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20825