O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR EM ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Michele Teixeira Crestani Xavier Unicarioca
  • Alessandro Jatobá Unicarioca
  • Veronica Eloi de Almeida Unicarioca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20811

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Tecnologia Digital. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Este artigo buscou analisar como o uso de tecnologias digitais pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas voltadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de turno único no município do Rio de Janeiro. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e exploratória, com levantamento de campo realizado por meio de questionário estruturado, aplicado a 21 educadoras atuantes no Ensino Fundamental II. Os dados foram analisados com base em categorias temáticas emergentes, que permitiram identificar desafios, percepções e estratégias relacionadas ao uso pedagógico da tecnologia no contexto da inclusão escolar. Os resultados indicam que, embora haja limitações estruturais e formativas, os recursos digitais, como aplicativos educacionais, softwares de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) e plataformas interativas, apresentam grande potencial para apoiar o desenvolvimento acadêmico e socioemocional de alunos com TEA. Conclui-se que a efetividade dessas ferramentas depende da formação continuada dos docentes e do planejamento intencional das atividades, sendo a tecnologia uma aliada importante para o fortalecimento de uma educação mais equitativa e acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Teixeira Crestani Xavier, Unicarioca

Mestranda pela Unicarioca.

Alessandro Jatobá, Unicarioca

Docente da Unicarioca, Professor Orientador, pesquisador da Fiocruz. 

Veronica Eloi de Almeida, Unicarioca

Docente da Unicarioca.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Xavier, M. T. C., Jatobá, A., & Almeida, V. E. de. (2025). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR EM ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 3055–3066. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20811