A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II: COMUNICAÇÃO E TRABALHO COLABORATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20283

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Trabalho colaborativo. Tecnologia digital. Formação docente.

Resumo

A comunicação no ambiente de trabalho se faz fundamental por ser um caminho para o sucesso da instituição, visto que alinha os objetivos e induz a colaboração entre os membros fortalecendo assim as relações pessoais. A pesquisa analisou a importância da Gestão do Conhecimento em uma escola de Ensino Fundamental II no Município do Rio de Janeiro, onde há diversos profissionais que muitas vezes não se encontram. A pesquisa acredita na importância da gestão do conhecimento no ambiente de trabalho pois esta pode auxiliar na promoção do trabalho colaborativo, na divulgação das informações/conhecimento o que impactará no desenvolvimento dos alunos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e com base nos fatores críticos de sucesso fez-se uma entrevista com profissionais e posterior análise das mesmas. A pesquisa mostrou que ao gerir o conhecimento a unidade possibilitará o desenvolvimento tanto do indivíduo quanto da equipe.

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Biografia do Autor

Michele Teixeira Crestani Xavier, Unicarioca

Mestranda Unicarioca.

Cláudio Henrique dos Santos Grecco, COPPE/UFRJ

Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca.

Alessandro Jatobá, Unicarioca

Docente Unicarioca. 

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Xavier, M. T. C., Grecco, C. H. dos S., & Jatobá, A. (2025). A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II: COMUNICAÇÃO E TRABALHO COLABORATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 870–891. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20283