A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

Autores

  • Andréia da Silva Oliveira Educaler University
  • Débora Araújo Leal IUNIR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20768

Palavras-chave:

Educação integral. Estudantes. Políticas Públicas. Brasil.

Resumo

Este trabalho explora a evolução dessa abordagem, destacando os pioneiros que contribuíram para sua implementação e as políticas públicas que a sustentam. A importância da educação integral é cada vez mais reconhecida, especialmente em um contexto onde a formação de cidadãos críticos e participativos é essencial para o desenvolvimento social. Aqui, são analisadas as políticas públicas implementadas nas últimas décadas, como o Programa Mais Educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A análise inclui a evolução dessas políticas, os objetivos e as propostas. Os desafios enfrentados na implementação da educação integral são variados, incluindo a resistência cultural, a falta de recursos e a necessidade de formação contínua para educadores. As perspectivas futuras incluem a necessidade de um maior engajamento da comunidade escolar e a importância de políticas que garantam a equidade no acesso à educação integral. As considerações finais reafirmam a relevância da educação integral como um caminho para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. O trabalho conclui que, para que a educação integral se torne uma realidade em todas as escolas brasileiras, é necessário um compromisso conjunto entre governo, educadores e a sociedade civil.

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Biografia do Autor

Andréia da Silva Oliveira, Educaler University

Mestra em Ciências da Educação pela Educaler University- USA, Professora da Rede Municipal de Ponto Novo – BA. 

Débora Araújo Leal, IUNIR

Pós – Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosario, IUNIR– AR e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Oliveira, A. da S., & Leal, D. A. (2025). A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2280–2286. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20768