O PROTAGONISMO INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESCUTA ATENTA COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Marizilda Araújo da Silva Universidade Europeia Del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20612

Palavras-chave:

Educação Infantil. Protagonismo Infantil. Escuta Atenta.

Resumo

Esse artigo buscou discutir o protagonismo infantil na Educação Infantil e destacar a escuta atenta como uma prática pedagógica essencial para a construção do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico de autores e documentos normativos que abordam a escuta como eixo da prática pedagógica e reconhecem a criança como sujeito de direitos e coautora de suas aprendizagens. Os resultados evidenciaram que, quando escutada de maneira sensível e intencional, a criança se sente pertencente ao ambiente escolar, amplia sua autonomia e contribui ativamente com o processo educativo. A escuta atenta, nesse contexto, não é apenas um recurso metodológico, mas uma postura ética e política que desafia práticas adultocêntricas e fortalece uma educação mais democrática e humanizada. Conclui-se que a valorização da escuta e do protagonismo infantil requer investimento na formação docente, reorganização das rotinas escolares e revisão das concepções de infância. Escutar verdadeiramente a criança é reconhecer sua potência e sua capacidade de transformar o mundo com suas pequenas mas poderosas vozes.

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Biografia do Autor

Marizilda Araújo da Silva, Universidade Europeia Del Atlántico

Mestrado em Educação Especializado em Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlántico.

 

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Silva, M. A. da. (2025). O PROTAGONISMO INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESCUTA ATENTA COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 999–1009. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20612