PLATAFORMAS DIGITAIS E ENSINO: OPORTUNIDADES PARA PERSONALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Daniela Afonso de Rezende Oliveira Must University
  • Danielle dos Santos Nogueira Must University
  • Dioze Brunis Peizino Must University
  • Gisélia Ubaldina Pires da Silva Oliveira Must University
  • Jaciara Pires Barbosa Must University
  • Juvenilde Ribeiro dos Santos Must University
  • Roberta Ferreira da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20574

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Plataforma digital. Personalização. Ensino remoto.

Resumo

O presente estudo abordou o modelo educacional inserido no espaço tecnológico, com foco nas implicações do ambiente digital para a educação contemporânea. Investigou-se a seguinte questão: quais são as vantagens, benefícios e riscos do ambiente digital para a educação, considerando o uso de plataformas digitais e suas implicações na personalização da aprendizagem? O objetivo geral consistiu em analisar esse modelo educacional, destacando suas potencialidades e limitações. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, com base em autores que discutem o ensino remoto, realidade aumentada e o uso de plataformas digitais. No desenvolvimento, identificaram-se como principais achados as contribuições das tecnologias digitais para tornar o ensino acessível, flexível e personalizado. Evidenciaram-se, ainda, os desafios relacionados à exclusão digital, à complexidade das plataformas e à necessidade de formação docente. As considerações finais indicaram que o ambiente digital, quando bem estruturado e mediado, representa uma oportunidade de inovação pedagógica, mas exige planejamento, equidade e acompanhamento constante. O estudo contribuiu para o entendimento das dinâmicas tecnológicas no campo educacional e apontou a necessidade de novas investigações que aprofundem os impactos pedagógicos do uso de plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Daniela Afonso de Rezende Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Danielle dos Santos Nogueira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Dioze Brunis Peizino, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Gisélia Ubaldina Pires da Silva Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Jaciara Pires Barbosa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Juvenilde Ribeiro dos Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Roberta Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Oliveira, D. A. de R., Nogueira, D. dos S., Peizino, D. B., Oliveira, G. U. P. da S., Barbosa, J. P., … Silva, R. F. da. (2025). PLATAFORMAS DIGITAIS E ENSINO: OPORTUNIDADES PARA PERSONALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 305–311. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20574