TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS QUE TRANSFORMAM

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Claudiana Cristiane José da Silva Moreira Must University
  • Flávia Damaceno Monteiro de Castro Must University
  • Laila Lomeu Pereira Furtado Dornelas Dornelas Must University
  • Maria Denise de Sousa Leite Rodrigues Must University
  • Vânia Santos Dourado Freitas Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20554

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Educação. Computador. Prática pedagógica. Inovação.

Resumo

O estudo abordou o uso de tecnologias baseadas em computador no contexto educacional, com ênfase nas transformações que essas ferramentas promoveram nas práticas pedagógicas escolares. Partiu-se do seguinte problema: de que forma a utilização de tecnologias baseadas em computador pode contribuir para transformar as práticas pedagógicas no ambiente escolar? Teve-se como objetivo compreender como essas tecnologias favoreceram práticas pedagógicas dinâmicas e alinhadas às demandas da sociedade contemporânea. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras que discutiram os desafios da educação na era digital e a integração das tecnologias à sala de aula. No desenvolvimento, foram analisados os impactos da sociedade da informação, as contribuições das soluções digitais, os desafios de implementação nas escolas e a necessidade de formação docente. As considerações finais apontaram que o uso consciente e planejado das tecnologias computacionais permitiu o fortalecimento da mediação pedagógica, a ampliação da autonomia discente e a ressignificação do papel do professor. Destacou-se ainda a importância de políticas públicas de apoio e da formação continuada, além da necessidade de estudos futuros que analisem a aplicação prática das tecnologias em contextos escolares diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education. Instituição: Must University (MUST).

Claudiana Cristiane José da Silva Moreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Flávia Damaceno Monteiro de Castro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Laila Lomeu Pereira Furtado Dornelas Dornelas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Maria Denise de Sousa Leite Rodrigues, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Vânia Santos Dourado Freitas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Moreira, C. C. J. da S., Castro, F. D. M. de, Dornelas, L. L. P. F. D., Rodrigues, M. D. de S. L., & Freitas, V. S. D. (2025). TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS QUE TRANSFORMAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 99–105. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20554