TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS QUE TRANSFORMAM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20554Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Educação. Computador. Prática pedagógica. Inovação.Resumo
O estudo abordou o uso de tecnologias baseadas em computador no contexto educacional, com ênfase nas transformações que essas ferramentas promoveram nas práticas pedagógicas escolares. Partiu-se do seguinte problema: de que forma a utilização de tecnologias baseadas em computador pode contribuir para transformar as práticas pedagógicas no ambiente escolar? Teve-se como objetivo compreender como essas tecnologias favoreceram práticas pedagógicas dinâmicas e alinhadas às demandas da sociedade contemporânea. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras que discutiram os desafios da educação na era digital e a integração das tecnologias à sala de aula. No desenvolvimento, foram analisados os impactos da sociedade da informação, as contribuições das soluções digitais, os desafios de implementação nas escolas e a necessidade de formação docente. As considerações finais apontaram que o uso consciente e planejado das tecnologias computacionais permitiu o fortalecimento da mediação pedagógica, a ampliação da autonomia discente e a ressignificação do papel do professor. Destacou-se ainda a importância de políticas públicas de apoio e da formação continuada, além da necessidade de estudos futuros que analisem a aplicação prática das tecnologias em contextos escolares diversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY