O USO DAS TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23189Palavras-chave:
Docente. Tecnologias Digitais. Prática Pedagógica. Inovação. Formação Docente.Resumo
O estudo abordou o uso das tecnologias e as transformações da prática pedagógica, destacando as dificuldades enfrentadas pelos docentes na inserção das novas tecnologias no currículo escolar. Buscou-se responder à questão de como o professor pôde reinventar o ensino por meio da integração tecnológica, superando os desafios que limitam sua aplicação. O objetivo geral consistiu em analisar as dificuldades e possibilidades de utilização das tecnologias digitais como instrumentos de inovação e mediação na prática docente. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem a relação entre educação e tecnologia. No desenvolvimento, analisaram-se os impactos da cultura digital na formação e atuação dos professores, enfatizando a necessidade de uma postura reflexiva e de formação contínua voltada ao uso pedagógico das tecnologias. As considerações finais indicaram que a integração tecnológica depende da intencionalidade pedagógica, da valorização da formação docente e do compromisso institucional com a inovação. Concluiu-se que o docente pode reinventar o ensino quando utiliza as tecnologias de forma ética, crítica e criativa, promovendo uma aprendizagem significativa e alinhada às demandas contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY