AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PSICOTERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: DAS COMPETÊNCIAS BÁSICAS ÀS METACOMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20478

Palavras-chave:

Terapia cognitivo-comportamental. Prática clínica baseada em evidências. Competência clínica. Supervisão. Metacompetência.

Resumo

A formação de um Psicoterapeuta na Terapia Cognitivo-Comportamental envolve o desenvolvimento de um rol de competências, sejam elas gerais ou específicas, que requer do docente a habilidade de promover estratégias de aprendizagem direcionadas a cada momento da sua formação, desde o iniciante até o especialista. Objetivo: Descrever as possibilidades de formação do profissional que atua em TCC, de forma longitudinal, e discutir o papel central da supervisão e da formação estendida na implementação de estratégias de aprendizagem, com base no relato de experiência docente. Método: Relato de experiências sobre a docência em supervisão em diferentes níveis, como graduação, pós-graduação lato-sensu, fellowship e o papel da metodologia de pesquisa científica corroborando com as melhores intervenções. Resultados: A formação ou aprimoramento do psicoterapeuta baseado em competências exige que o supervisor trabalhe desde as genéricas ou básicas até as avançadas, como o raciocínio clínico, planejamento de ações e métricas e práticas reflexivas para que o processo psicoterápico seja o mais profícuo possível. Conclusão: Cada nível de formação exige uma complexidade, formato na construção de conhecimento e desenvolvimento acadêmico, devido as especificidades de público e nível de conhecimento. Orienta-se mais pesquisas para expandir o conhecimento em relação as melhores técnicas, avaliações e instrumentos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Lage de Oliveira, IP-USP

Psicóloga Clínica, Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Doutora em Ciências pelo Núcleo de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Formação em Terapia do Esquema (2019) pela Wainer Psicologia, Formação Couples and Family Theory Course in Rational-Emotive Cognitive-Behavioral Theory and Techniques e Primary and Advanced Training Course in Rational-Emotive Cognitive-Behavioral Theory and Techniques pelo Albert Ellis Institute. Coordenadora, professora e supervisora do Curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (TCC) com ênfase em Saúde e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e do Fellowship Psicoterapia em Terapia Cognitivo-Comportamental nesta mesma instituição; professora e supervisora do curso de TCC do AMBAN-IPq-HC-FMUSP. Atuou no Centro de Referência em Saúde para Idosos (CRI) do Estado de São Paulo e por dez anos na Unidade de Idosos do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM-ISCMSP). Autora e coautora de capítulos de livro na área da TCC, saúde mental e envelhecimento. Parecerista em periódicos nacionais.  Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0605509583923397  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0392-4546.

Paula Oliveira Silva, FCMSC-SP

Mestre em Ciências da Saúde pela FCMSC-SP (2016), formação em terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX e em Terapia do Esquema pela Wainer (2018). Instrutora de Mindfulness pelo IPQ-HCFMUSP em 2020. Psicóloga clínica (UNISA - 2004) com 21 anos de experiência em atendimento com a Terapia cognitivo-comportamental, atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA, em diversas disciplinas e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Link CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/5285018332959167. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3117-0259.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade Santo Amaro

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Supervisora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Supervisora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais.  Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0913875901013757 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2258-007X.

Monica Gonçalves de Melo Teixeira, IPUSP

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento - IPUSP. Mestre pelo Departamento de Psicologia Clínica – IPUSP. Formação em terapia comunitária (SENAD 2006) e terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX (2010). Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental FCMSCSP (2025). Psicóloga clínica (UNISA - 2005) com 20 anos de experiência atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Nas áreas da saúde, educação e assistência social. Docente convidada do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental FCMSCSP e do curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento - IEFAP.  Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7573769289992252 ORCID:   https://orcid.org/0000-0002-9311-5071.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Oliveira, R. L. de, Silva, P. O., Pucci, S. H. M., & Teixeira, M. G. de M. (2025). AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PSICOTERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: DAS COMPETÊNCIAS BÁSICAS ÀS METACOMPETÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2931–2946. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20478