AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PSICOTERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: DAS COMPETÊNCIAS BÁSICAS ÀS METACOMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20478Palavras-chave:
Terapia cognitivo-comportamental. Prática clínica baseada em evidências. Competência clínica. Supervisão. Metacompetência.Resumo
A formação de um Psicoterapeuta na Terapia Cognitivo-Comportamental envolve o desenvolvimento de um rol de competências, sejam elas gerais ou específicas, que requer do docente a habilidade de promover estratégias de aprendizagem direcionadas a cada momento da sua formação, desde o iniciante até o especialista. Objetivo: Descrever as possibilidades de formação do profissional que atua em TCC, de forma longitudinal, e discutir o papel central da supervisão e da formação estendida na implementação de estratégias de aprendizagem, com base no relato de experiência docente. Método: Relato de experiências sobre a docência em supervisão em diferentes níveis, como graduação, pós-graduação lato-sensu, fellowship e o papel da metodologia de pesquisa científica corroborando com as melhores intervenções. Resultados: A formação ou aprimoramento do psicoterapeuta baseado em competências exige que o supervisor trabalhe desde as genéricas ou básicas até as avançadas, como o raciocínio clínico, planejamento de ações e métricas e práticas reflexivas para que o processo psicoterápico seja o mais profícuo possível. Conclusão: Cada nível de formação exige uma complexidade, formato na construção de conhecimento e desenvolvimento acadêmico, devido as especificidades de público e nível de conhecimento. Orienta-se mais pesquisas para expandir o conhecimento em relação as melhores técnicas, avaliações e instrumentos de ensino-aprendizagem.
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