ABORDAGEM INICIAL AO PACIENTE PEDIÁTRICO POLITRAUMATIZADO

Autores

  • Geovanna Porto Inácio Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo
  • Natália Quinan Bittar Nunes Hospital de Urgência de Goiás
  • Brenda Menezes Universidade de Rio Verde
  • Ana Clara da Cunha e Cruz Cordeiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Jordanna Porto Inácio Faculdade Atenas
  • Júlia Ferreira de Almeida Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Eliane Ferreira Ghidini UniCesumar
  • Giovana Pereira Benevides Centro Universitário de Pinhais
  • Gabriella Pereira Ribeiro de Araújo Universidade Evangélica de Goiás
  • Fernando Augusto Mendes Caixeta Universidade de Patos de Minas
  • Kevyn Willian Luz Silva FAMP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20457

Palavras-chave:

Politrauma. Emergências pediátricas. Intervenção precoce.

Resumo

Esta revisão sistemática abrangente aborda a abordagem inicial crítica ao paciente pediátrico politraumatizado, integrando o conhecimento atual de cinco artigos-chave publicados entre 2019 e 2024. A revisão sintetiza dados epidemiológicos contemporâneos, considerações fisiológicas e anatômicas específicas em crianças, e a aplicação sistemática de protocolos padronizados como o XABCDE. Aprofunda-se nos componentes essenciais da avaliação primária, incluindo controle de hemorragia, manejo de vias aéreas, respiração, circulação, avaliação neurológica e exposição. Além disso, o artigo explora técnicas avançadas de diagnóstico por imagem, o manejo adaptado de lesões específicas, o papel crucial do transporte, das equipes multidisciplinares e da reabilitação precoce. A discussão destaca os avanços nas práticas baseadas em evidências, como a reanimação volêmica guiada por metas e o uso eficaz de exames de imagem. Apesar do progresso, desafios persistentes incluem a padronização de diretrizes entre instituições e a necessidade contínua de treinamento profissional. Esta revisão enfatiza o imperativo de práticas clínicas coesas e atualizadas para reduzir significativamente as taxas de morbidade e mortalidade, garantindo resultados ótimos para as vítimas de trauma pediátrico.

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Biografia do Autor

Geovanna Porto Inácio, Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo

Médica, residência em Anestesiologia. Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo.

Natália Quinan Bittar Nunes, Hospital de Urgência de Goiás

Médica, residência em Clínica Médica. Hospital de Urgência de Goiás.

Brenda Menezes, Universidade de Rio Verde

Discente em Medicina, Universidade de Rio Verde.

Ana Clara da Cunha e Cruz Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Médica, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Jordanna Porto Inácio, Faculdade Atenas

Discente em Medicina, Faculdade Atenas.

Júlia Ferreira de Almeida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Discente em Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Eliane Ferreira Ghidini, UniCesumar

Discente em Medicina, UniCesumar Corumbá.

Giovana Pereira Benevides, Centro Universitário de Pinhais

Discente em Medicina, Centro Universitário de Pinhais.

Gabriella Pereira Ribeiro de Araújo, Universidade Evangélica de Goiás

Discente em Medicina, Universidade Evangélica de Goiás.

Fernando Augusto Mendes Caixeta, Universidade de Patos de Minas

Médico, Universidade de Patos de Minas.

 

Kevyn Willian Luz Silva, FAMP

Médico pela FAMP. Goiânia, GO. 

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Publicado

2025-07-28

Como Citar

Inácio, G. P., Nunes, N. Q. B., Menezes, B., Cordeiro, A. C. da C. e C., Inácio, J. P., Almeida, J. F. de, … Silva, K. W. L. (2025). ABORDAGEM INICIAL AO PACIENTE PEDIÁTRICO POLITRAUMATIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2744–2762. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20457