RISCOS ÉTICOS DA IA NO EAD

Autores

  • Flávio de Paiva Maia UNIFAVENI
  • Allana Minelly Targino Silva Must University
  • Heverton Schimidt Souza Must University
  • Milian Santana de Paiva UNIFAVENI
  • Poliana de Souza Paes UFV
  • Rosiane Orige Must University
  • Stéphany Calderaro Milheiro Must University
  • Valéria Maria Amorim da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20316

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Educação a Distância. Privacidade. Vigilância. Desumanização.

Resumo

Este estudo investigou as vantagens, desvantagens e desafios éticos do uso da Inteligência Artificial (IA) nos cursos a distância, com foco nas questões relacionadas à privacidade dos dados dos alunos, vigilância e desumanização do processo educativo. O objetivo principal foi analisar os impactos dessa tecnologia na educação a distância, considerando as suas implicações éticas e educacionais. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, baseando-se em uma revisão de literatura sobre o tema. O desenvolvimento abordou as vantagens da IA, como a personalização do ensino e a automação de tarefas, além de destacar as desvantagens, como a fragmentação do conhecimento e a redução da interação humana. Também foram discutidos os riscos éticos relacionados à privacidade, vigilância excessiva e a desumanização do ensino. Nas considerações finais, concluiu-se que, embora a IA traga benefícios importantes para a educação a distância, sua implementação deve ser feita de forma equilibrada e responsável, respeitando os direitos dos alunos e preservando a dimensão humana do ensino. A pesquisa indicou a necessidade de s estudos sobre os impactos a longo prazo e sobre a formação de educadores para o uso ético dessas tecnologias.

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Biografia do Autor

Flávio de Paiva Maia, UNIFAVENI

Mestre em Administração, Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI).

Allana Minelly Targino Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Heverton Schimidt Souza, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Milian Santana de Paiva, UNIFAVENI

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Poliana de Souza Paes, UFV

Mestra em Administração,Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rosiane Orige, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação.Must University (MUST).

Stéphany Calderaro Milheiro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Valéria Maria Amorim da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Maia, F. de P., Silva, A. M. T., Souza, H. S., Paiva, M. S. de, Paes, P. de S., Orige, R., … Silva, V. M. A. da. (2025). RISCOS ÉTICOS DA IA NO EAD. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 732–739. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20316