A PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DE FREUD E LACAN NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SUBJETIVA E A REABILITAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20294Palavras-chave:
Psicanálise. Sistema prisional. Subjetividade. Educação Transformadora. Reintegração Social.Resumo
Este artigo examina a inter-relação entre psicanálise e educação no contexto prisional, enfatizando as contribuições de Freud e Lacan para a compreensão da subjetividade de pessoas privadas de liberdade. Por meio de revisão bibliográfica qualitativa, discutem-se conceitos como inconsciente, desejo, linguagem e formação identitária, fundamentos para práticas pedagógicas que promovam a transformação subjetiva e a reintegração social. Argumenta-se que uma educação pautada na escuta atenta e na simbolização dos discursos possibilita a ressignificação da identidade criminalizada, abrindo possibilidades para a reconstrução existencial e a reabilitação efetiva.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-07-14
Como Citar
Queiroz, C. C. da S. F. (2025). A PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DE FREUD E LACAN NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SUBJETIVA E A REABILITAÇÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1531–1540. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20294
Edição
Seção
Artigos
Categorias
Licença
Atribuição CC BY