BIOMARCADORES E SUA UTILIDADE CLÍNICA NA SÍNDROME CORONARIANA AGUDA

Autores

  • Aline Eduarda Jesus de Matos Massuda Faculdade da Polícia Militar
  • Júlia Amélia Vilani UNIATENAS
  • Wilson da Silva Nunes Universidade Federal do Pará
  • João Vitor Dias Calzada Universidade Federal do Mato Grosso
  • Ciro Gadelha Queiroga Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14718

Palavras-chave:

Biomarcadores. Síndrome Coronariana Aguda. Troponina.

Resumo

Esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos publicados nos últimos vinte anos nas bases de dados PUBMED e SciELO, objetivando indicar na literatura selecionada os principais biomarcadores e sua utilização clínica no diagnóstico de síndrome coronariana aguda (SCA). Pode-se dizer que a SCA é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo, afetando milhões de indivíduos anualmente. A SCA compreende três condições principais: angina instável, infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST e infarto do miocárdio com elevação do segmento ST. A prevalência de SCA aumenta com a idade, sendo mais comum em homens e indivíduos com fatores de risco cardiovascular, como hipertensão, diabetes, dislipidemia e tabagismo. No diagnóstico de SCA, os biomarcadores desempenham um papel crucial. As troponinas cardíacas são os biomarcadores de escolha devido à sua alta especificidade e sensibilidade para dano miocárdico. Outros biomarcadores, como a creatina quinase-MB, peptídeo natriurético tipo B e a proteína C-reativa, complementam o diagnóstico e ajudam na estratificação de risco e monitoramento terapêutico, melhorando o manejo clínico e os desfechos dos pacientes.

Biografia do Autor

Aline Eduarda Jesus de Matos Massuda, Faculdade da Polícia Militar

Biomédica pela Faculdade da Polícia Militar (FPM).

Júlia Amélia Vilani, UNIATENAS

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Wilson da Silva Nunes, Universidade Federal do Pará

Médico pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

João Vitor Dias Calzada, Universidade Federal do Mato Grosso

Médico pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Ciro Gadelha Queiroga, Universidade Federal da Paraíba

Médico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Residência Médica em Cardiologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará/Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

Massuda, A. E. J. de M., Vilani, J. A., Nunes, W. da S., Calzada, J. V. D., & Queiroga, C. G. (2024). BIOMARCADORES E SUA UTILIDADE CLÍNICA NA SÍNDROME CORONARIANA AGUDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3987–3994. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14718