A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA PERCEPÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20229Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância. Educação do Campo. Escola Família Agrícola. Juventude rural. Formação crítica.Resumo
Esse estudo voltou sua preocupação para as percepções que estudantes do Ensino Médio da escola Família Agrícola Cocais no Piauí têm sobre o modelo de escola Pedagogia da Alternância. A Educação do Campo está dentre as modalidades de educação no Brasil criadas para promover o respeito e a dignidade humana em todos os grupos sociais, essa em específico no meio rural, sendo a Pedagogia da Alternância, pensada para formação dos jovens, uma materialização da Educação do Campo. Portanto, para o alcance do objetivo foi proposta uma metodologia de abordagem qualitativa tendo como interlocutores jovens estudantes de Ensino Médio da Escola Família Agrícola Cocais no Piauí, onde a coleta de dados foi realizada por meio de questionário online. Os resultados mostraram que a Pedagogia da Alternância tem logrado êxito em seus objetivos primordiais, pois os jovens expressaram consciência realista, crítica e positiva do modelo de escola e especialmente do campo, apontando possíveis melhorias na EFA Cocais. Constatou-se a contribuição da Pedagogia da Alternância na formação dos sujeitos (jovens do estudo) de formas consideráveis e coerentes com os princípios da Educação do Campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY