A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA PERCEPÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

  • Ianara do Nascimento Barbosa UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20229

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância. Educação do Campo. Escola Família Agrícola. Juventude rural. Formação crítica.

Resumo

Esse estudo voltou sua preocupação para as percepções que estudantes do Ensino Médio da escola Família Agrícola Cocais no Piauí têm sobre o modelo de escola Pedagogia da Alternância. A Educação do Campo está dentre as modalidades de educação no Brasil criadas para promover o respeito e a dignidade humana em todos os grupos sociais, essa em específico no meio rural, sendo a Pedagogia da Alternância, pensada para formação dos jovens, uma materialização da Educação do Campo. Portanto, para o alcance do objetivo foi proposta uma metodologia de abordagem qualitativa tendo como interlocutores jovens estudantes de Ensino Médio da Escola Família Agrícola Cocais no Piauí, onde a coleta de dados foi realizada por meio de questionário online. Os resultados mostraram que a Pedagogia da Alternância tem logrado êxito em seus objetivos primordiais, pois os jovens expressaram consciência realista, crítica e positiva do modelo de escola e especialmente do campo, apontando possíveis melhorias na EFA Cocais. Constatou-se a contribuição da Pedagogia da Alternância na formação dos sujeitos (jovens do estudo) de formas consideráveis e coerentes com os princípios da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Ianara do Nascimento Barbosa, UESPI

Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI; docente auxiliar da rede de educação municipal de Barras-PI. 

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Barbosa, I. do N. (2025). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA PERCEPÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 407–428. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20229