FISIOTERAPIA NA DOENÇA VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICA: ESTRATÉGIAS PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Layza Gabriela de Sena Luz Pessoa Universidade Iguaçu
  • Priscila Andrade de Almeida Universidade Iguaçu
  • José Gabriel Euzebio Werneck Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20212

Palavras-chave:

Fisioterapia. Doença Vascular Cerebral Isquêmica. Qualidade de Vida.

Resumo

 A Doença Vascular Cerebral (DVC) é uma patologia caracterizada por um déficit neurológico resultante de uma alteração na circulação sanguínea cerebral que persiste por ao menos 24 horas. A intervenção fisioterápica desempenha um papel de extrema importância em pacientes que recebem alta hospitalar com diagnóstico de DVC. O atendimento do fisioterapeuta consiste na realização de exercícios que garantem ganhos de amplitude de movimento (ADM) para manter a integridade articular e prevenir contraturas musculares. O presente estudo tem como objetivo avaliar a evolução do paciente com diagnóstico de Doença Vascular Cerebral (DVC) através do tratamento fisioterapêutico O seguinte estudo de caso descritivo, analítico e qualitativo foi realizado na Clínica de Ensino em Fisioterapia na UNIG, contendo uma amostra de um único paciente com diagnóstico de Doença Vascular Cerebral do tipo Isquêmico, sendo realizado através da elaboração, análise e interpretação de dados obtidos através da anamnese e exame físico, sendo realizado condutas de Orientações fisioterapêuticas, Estimulação Elétrica Funcional (FES), Cinesioterapia, alongamento muscular, treino de equilíbrio de tronco, estimulação da fala, exercícios isométricos, treino de transferência, coordenação motora e atividades de vida diária, treino de marcha, propriocepção e equilíbrio, apresentando resultados satisfatórios no tratamento do paciente. Conclui-se que a combinação de diferentes recursos terapêuticos, quando aplicada de forma criteriosa e embasada, representa uma ferramenta essencial para maximizar os resultados na reabilitação neurológica, contribuindo significativamente para a promoção da funcionalidade, independência e qualidade de vida dos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layza Gabriela de Sena Luz Pessoa, Universidade Iguaçu

Acadêmica de fisioterapia, Universidade Iguaçu (UNIG).

Priscila Andrade de Almeida, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Iguaçu (UNIG). 

José Gabriel Euzebio Werneck, Universidade Iguaçu

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Neurológica, Docente e Supervisor de Ensino em Fisioterapia Neurológica, Orientador.Faculdade Ciência Biológicas e da Saúde. Curso de Fisioterapia. Docente e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Universidade Iguaçu.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Pessoa, L. G. de S. L., Almeida, P. A. de, & Werneck, J. G. E. (2025). FISIOTERAPIA NA DOENÇA VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICA: ESTRATÉGIAS PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 201–215. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20212