AS CONSTANTES MIGRAÇÕES NOS CONCEITOS DE LEITOR/AUTOR NA POESIA DE PAULO LEMINSKI

doi.org/10.29327/211653.6.11-1

Autores

  • Gutemberg Alves Geraldes Junior Faculdade Satc

Palavras-chave:

Migração. Autor. Leitor.

Resumo

Esta pesquisa busca discutir e analisar o lugar do leitor e suas migrações na obra poética de Paulo Leminski. Para tanto, problematizou-se o processo de construção do poeta, a relação migratória entre o leitor e o poeta (e vice-versa) e de suas identidades nos contornos do pensamento do autor de Catatau. Por isso, a pesquisa é apoiada nos pressupostos teóricos da percepção do leitor como um elemento de construção textual, partindo do conceito de Leitor-Modelo apresentado por Umberto Eco. Com esta base teórico-metodológica é possível identificar na poesia de Leminski uma preocupação constante em proporcionar ao leitor, elementos que facilitem a sua compreensão do texto, pistas que o façam construir um sentido do texto e lacunas que se completem por meio de seus leitores, promovendo uma migração no conceito de autoria e deslocando o conceito de autor como uma entidade singular, fixa. Os resultados alcançados ratificam a hipótese de que, sabedor da condição de autor que o leitor assume ao cooperar com um poema, a obra de Paulo Leminski traz elementos capazes de revelar a posição de poeta do leitor por meio de estratégias textuais que estão sempre aptas a criar conexões entre a obra, o autor e seu leitor.

 

Biografia do Autor

Gutemberg Alves Geraldes Junior, Faculdade Satc

Publicitário, Doutor em Ciências da Linguagem, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc, onde também atua como professor e pesquisador do Grupo de Estudos em Comunicação e Design - GECED. gutembergeraldes@satc.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Alves Geraldes Junior, G. . (2020). AS CONSTANTES MIGRAÇÕES NOS CONCEITOS DE LEITOR/AUTOR NA POESIA DE PAULO LEMINSKI: doi.org/10.29327/211653.6.11-1. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 1–09. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/202