POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO “JAPIM MOBI: CONECTANDO SABERES” NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL/PA

Autores

  • Danileno Meireles do Rosário Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20038

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Inclusão Digital. Análise Temática. Japim Mobi.

Resumo

Este trabalho analisa o impacto do projeto “Japim Mobi: conectando saberes”, uma política pública de inclusão digital implementada nas escolas municipais de Castanhal/PA, frente ao desafio de inserir tecnologias digitais no processo educacional. O objetivo foi avaliar a execução do projeto no cotidiano escolar, verificando sua eficácia na aprendizagem dos estudantes e o suporte pedagógico e tecnológico oferecido aos professores. A pesquisa utilizou questionários semiabertos aplicados a 21 professores e 356 estudantes, e a Análise Temática como método para analisar os dados de forma qualitativa. Os resultados indicaram que o projeto promove engajamento e aprendizado interativo, mas enfrenta limitações de infraestrutura e frequência de uso. Conclui-se que, apesar de suas contribuições, o Japim Mobi necessita de ajustes para alcançar plenamente seus objetivos iniciais, destacando-se a necessidade de melhorias em manutenção dos dispositivos, conectividade com a internet e formação continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Danileno Meireles do Rosário, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Castanhal. 

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Rosário, D. M. do. (2025). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO “JAPIM MOBI: CONECTANDO SABERES” NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL/PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 324–348. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20038