INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Autores

  • Carlos Pitágoras de Moura Cortez Must University
  • Silvana Pereira Rocha Must University
  • Marcia Cristina Cesar Barbosa Must University
  • Sônia Maria Gonçalves Dias Must University
  • Meiriadilla Sousa de Oliveira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20036

Palavras-chave:

Aprendizado Baseado em Projetos. Tecnologia Digital. Ensino.

Resumo

O tema "Aprendizado Baseado em Projetos com Tecnologia Digital" emerge como uma abordagem inovadora na educação contemporânea, refletindo a necessidade de integrar as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A escolha desse tema justifica-se pela crescente relevância das competências digitais no século XXI e pela busca por metodologias que promovam o engajamento dos alunos. O objetivo principal do estudo é analisar como a implementação do Project-Based Learning (PBL) utilizando ferramentas digitais impacta o aprendizado dos estudantes. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, envolvendo uma revisão sistemática da literatura existente sobre PBL e suas aplicações com tecnologia digital. Os principais resultados indicam que o uso de tecnologia no PBL não apenas aumenta a motivação dos alunos, mas também melhora a colaboração e a criatividade. Além disso, os estudos mostram que os alunos desenvolvem habilidades críticas, como resolução de problemas e pensamento crítico, essenciais para o mercado de trabalho atual. As conclusões mais relevantes apontam que a combinação de PBL e tecnologia digital transforma o ambiente educacional, preparando os alunos para desafios futuros e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Portanto, a pesquisa destaca a importância de formadores e instituições de ensino adotarem essa abordagem para enriquecer a experiência educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Pitágoras de Moura Cortez, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Silvana Pereira Rocha, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Marcia Cristina Cesar Barbosa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Sônia Maria Gonçalves Dias, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Meiriadilla Sousa de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Cortez, C. P. de M., Rocha, S. P., Barbosa, M. C. C., Dias, S. M. G., & Oliveira, M. S. de. (2025). INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4258–4269. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20036