INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20036Palavras-chave:
Aprendizado Baseado em Projetos. Tecnologia Digital. Ensino.Resumo
O tema "Aprendizado Baseado em Projetos com Tecnologia Digital" emerge como uma abordagem inovadora na educação contemporânea, refletindo a necessidade de integrar as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A escolha desse tema justifica-se pela crescente relevância das competências digitais no século XXI e pela busca por metodologias que promovam o engajamento dos alunos. O objetivo principal do estudo é analisar como a implementação do Project-Based Learning (PBL) utilizando ferramentas digitais impacta o aprendizado dos estudantes. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, envolvendo uma revisão sistemática da literatura existente sobre PBL e suas aplicações com tecnologia digital. Os principais resultados indicam que o uso de tecnologia no PBL não apenas aumenta a motivação dos alunos, mas também melhora a colaboração e a criatividade. Além disso, os estudos mostram que os alunos desenvolvem habilidades críticas, como resolução de problemas e pensamento crítico, essenciais para o mercado de trabalho atual. As conclusões mais relevantes apontam que a combinação de PBL e tecnologia digital transforma o ambiente educacional, preparando os alunos para desafios futuros e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Portanto, a pesquisa destaca a importância de formadores e instituições de ensino adotarem essa abordagem para enriquecer a experiência educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY