NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A INTERSEÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Michelle Santos Gomes Rede Pública de Criciúma
  • Renata Camilo Costa Rede Pública de Ensino Criciúma
  • Andréia Aparecida Marcos dos Santos Rede Pública de Ensino Criciúma

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19957

Palavras-chave:

Neurociência. Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Plasticidade Neural. Jogos Educativos.

Resumo

Este artigo explora a interseção entre neurociência, educação e tecnologia, destacando como o entendimento dos processos cognitivos pode transformar práticas educacionais. Neste contexto, oferece uma perspectiva transformadora para a prática educacional contemporânea. Ao explorar a plasticidade neural e os princípios fundamentais da aprendizagem, abre-se um vasto campo de possibilidades para aprimorar métodos de ensino através de tecnologias inovadoras. Por exemplo, jogos educativos e plataformas adaptativas podem ser estratégias poderosas para engajar os alunos de maneira mais eficaz. Essas ferramentas não apenas personalizam o aprendizado conforme as necessidades individuais, mas também criam ambientes de aprendizagem adaptáveis que são essenciais para enfrentar os desafios do século XXI. A combinação sinérgica desses elementos não só eleva o nível de compreensão e retenção de conhecimento, mas também prepara os alunos para serem aprendizes ao longo da vida, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e de aplicar seu conhecimento de maneira prática e inovadora. Assim, a integração da neurociência com a tecnologia na educação promove não apenas a eficácia, mas também a relevância e a sustentabilidade do processo educacional no mundo contemporâneo. 

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Biografia do Autor

Michelle Santos Gomes, Rede Pública de Criciúma

Professora da Rede Pública de Ensino Criciúma. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ciências da Educação pela EWU Word University.

Renata Camilo Costa, Rede Pública de Ensino Criciúma

Professora da Rede Pública de Ensino Criciúma. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Especialista em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação.

Andréia Aparecida Marcos dos Santos, Rede Pública de Ensino Criciúma

Professora da Rede Pública de Ensino Criciúma. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação.

 

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

Gomes, M. S., Costa, R. C., & Santos, A. A. M. dos. (2025). NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A INTERSEÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3572–3579. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19957