NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A INTERSEÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19957Palavras-chave:
Neurociência. Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Plasticidade Neural. Jogos Educativos.Resumo
Este artigo explora a interseção entre neurociência, educação e tecnologia, destacando como o entendimento dos processos cognitivos pode transformar práticas educacionais. Neste contexto, oferece uma perspectiva transformadora para a prática educacional contemporânea. Ao explorar a plasticidade neural e os princípios fundamentais da aprendizagem, abre-se um vasto campo de possibilidades para aprimorar métodos de ensino através de tecnologias inovadoras. Por exemplo, jogos educativos e plataformas adaptativas podem ser estratégias poderosas para engajar os alunos de maneira mais eficaz. Essas ferramentas não apenas personalizam o aprendizado conforme as necessidades individuais, mas também criam ambientes de aprendizagem adaptáveis que são essenciais para enfrentar os desafios do século XXI. A combinação sinérgica desses elementos não só eleva o nível de compreensão e retenção de conhecimento, mas também prepara os alunos para serem aprendizes ao longo da vida, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e de aplicar seu conhecimento de maneira prática e inovadora. Assim, a integração da neurociência com a tecnologia na educação promove não apenas a eficácia, mas também a relevância e a sustentabilidade do processo educacional no mundo contemporâneo.
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