ATIVIDADES ESCOLARES E COGNIÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO COGNITIVO DE APRENDIZAGEM E NEUROPLASTICIDADE INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19893Palavras-chave:
Neuroplasticidade. Cognição. Aprendizagem Infantil. Neuroeducação.Resumo
Esse artigo buscou analisar o impacto das atividades escolares no desenvolvimento cognitivo e na neuroplasticidade infantil, especialmente em crianças de 2 a 7 anos. O objetivo principal é compreender de que forma a exposição a estímulos educacionais pode fortalecer conexões neurais e otimizar o processo de aprendizagem. A metodologia de pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática onde foram selecionados os estudos que abordam diretamente a relação entre cognição, aprendizagem infantil e neuroplasticidade, permitindo uma análise aprofundada desses mecanismos. Os resultados indicam que ambientes escolares estruturados e enriquecedores favorecem o desenvolvimento neurocognitivo, promovendo adaptações cerebrais que facilitam a assimilação do conhecimento. Além disso, práticas pedagógicas fundamentadas na neurociência se mostram eficazes na potencialização do aprendizado, tornando-o mais contextualizado e significativo. Concluiu-se que a integração entre educação e ciência contribui para a formulação de políticas educacionais e metodologias de ensino mais assertivas, assim permitindo um avanço no desenvolvimento acadêmico desde os primeiros anos de escolarização.
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