ATIVIDADES ESCOLARES E COGNIÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO COGNITIVO DE APRENDIZAGEM E NEUROPLASTICIDADE INFANTIL

Autores

  • Ana Caroline Rocha Uninorte
  • Karollayne Dutra do Nascimento Uninorte
  • Geovana Pedrosa Ferreira UniNorte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19893

Palavras-chave:

Neuroplasticidade. Cognição. Aprendizagem Infantil. Neuroeducação.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o impacto das atividades escolares no desenvolvimento cognitivo e na neuroplasticidade infantil, especialmente em crianças de 2 a 7 anos. O objetivo principal é compreender de que forma a exposição a estímulos educacionais pode fortalecer conexões neurais e otimizar o processo de aprendizagem. A metodologia de pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática onde foram selecionados os estudos que abordam diretamente a relação entre cognição, aprendizagem infantil e neuroplasticidade, permitindo uma análise aprofundada desses mecanismos. Os resultados indicam que ambientes escolares estruturados e enriquecedores favorecem o desenvolvimento neurocognitivo, promovendo adaptações cerebrais que facilitam a assimilação do conhecimento. Além disso, práticas pedagógicas fundamentadas na neurociência se mostram eficazes na potencialização do aprendizado, tornando-o mais contextualizado e significativo. Concluiu-se que a integração entre educação e ciência contribui para a formulação de políticas educacionais e metodologias de ensino mais assertivas, assim permitindo um avanço no desenvolvimento acadêmico desde os primeiros anos de escolarização.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Rocha, Uninorte

Acadêmica de Psicologia Centro Universitário do Norte Uninorte. 

Karollayne Dutra do Nascimento, Uninorte

Acadêmica de Psicologia Centro Universitário do Norte. Uninorte.

Geovana Pedrosa Ferreira, UniNorte

Professora orientadora UniNorte.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Rocha, A. C., Nascimento, K. D. do, & Ferreira, G. P. (2025). ATIVIDADES ESCOLARES E COGNIÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO COGNITIVO DE APRENDIZAGEM E NEUROPLASTICIDADE INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 841–861. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19893