OS DESAFIOS DA RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRESOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Maria Ribeiro de Oliveira Instituição de Ensino Superior da rede Ânima Educação
  • Pauliana Maria Dias Instituição de Ensino Superior da rede Ânima Educação

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19849

Palavras-chave:

Ressocialização. Sistema carcerário. Execução penal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a situação da comunidade carcerária e como essa conjectura influencia na reinserção do apenado na coletividadeque levando a não ressocialização assim como os meios para uma ressocialização. Decerto sabe-se que antes de ser considerado um criminoso, o apenado é um cidadão com direitos garantidos pela Lei Maior e que devem estar à disposição para usufruir e consequentemente colocados em prática durante sua vivência como carcerário do sistema prisional brasileiro. Em suma este trabalho trás pontos positivos e negativos para uma efetiva reintegração social, sabendo que o estado do sistema prisional está em falência calamitosa com condições indignas para a população carcerária possibilitando uma reincidência criminal desproporcinal à ressocialização, que é o verdadeiro fundamento da Lei de Execução Penal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ribeiro de Oliveira, Instituição de Ensino Superior da rede Ânima Educação

Acadêmica do curso de Direito da Instituição de Ensino Superior da rede Ânima Educação.

Pauliana Maria Dias, Instituição de Ensino Superior da rede Ânima Educação

Orientadora: Prof. Mestre em Direito Processual Civil, especialista em Direito Processual Civil, especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e advogada.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Oliveira, M. R. de, & Dias, P. M. (2025). OS DESAFIOS DA RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRESOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1705–1713. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19849