O TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS: ASPECTOS JURÍDICOS E POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

  • Jéssica de Araújo Costa UNINORTE
  • Allan Carlos Moreira Magalhães UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19814

Palavras-chave:

Tráfico de Pessoas. Direitos Humanos. Cooperação Internacional. Legislação. Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o tráfico internacional de pessoas sob a ótica jurídica, destacando os principais instrumentos normativos e as políticas de enfrentamento desenvolvidas no âmbito nacional e internacional. Parte-se de uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e documental. O estudo ressalta a gravidade do tráfico humano como violação aos direitos humanos e examina o papel do Estado, das organizações internacionais e da legislação vigente. Ao final, propõe-se medidas que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas de combate ao tráfico de pessoas, com foco na prevenção, repressão e atendimento às vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Araújo Costa, UNINORTE

Assistente Social. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo (FMU). Especialista em Gestão de Projetos Sociais, em Perícia Criminal, em Direito de Família e Sucessões, em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas e em Direito Internacional (FAMEESP). Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.  

Allan Carlos Moreira Magalhães, UNINORTE

Professor Orientador. Doutor em Direito Constitucional (UNIFOR). Mestre em Direito Ambiental (UEA). Professor do Centro Universitário do Norte – UNINORTE e da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Costa, J. de A., & Magalhães, A. C. M. (2025). O TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS: ASPECTOS JURÍDICOS E POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1733–1747. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19814