EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUA IMPORTÂNCIA AOS DISCENTES

Autores

  • Adriana Conceição de Torres Magalhães EBWU
  • Débora Araújo Leal Uninter
  • Ângelo Ribeiro Fróes UAB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19812

Palavras-chave:

Educação financeira. Gestão financeira. Planejamento. Estudantes. Comportamento econômico.

Resumo

Este artigo visa apresentar um estudo sobre como a educação financeira é de vital importância no desenvolvimento dos estudantes, desde os primeiros anos escolares, pois os capacita a tomar decisões econômicas conscientes e responsáveis no decorrer dos anos, cujos impactos influenciarão na  vida adulta. A falta de conhecimento sobre finanças pode resultar em dificuldades na administração de recursos e no investimento precoce. Este artigo analisa a relevância da educação financeira no contexto acadêmico, destacando seus impactos e planejando estratégias para sua implementação eficaz. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Santos (2021) e Silva (2022), bem como nas reflexões de Housel (2020), Amuri (2022) e Chiavenato (2021), que abordam a gestão financeira, o comportamento econômico e o planejamento financeiro. O estudo evidencia a necessidade de inserir a educação financeira no ambiente escolar e universitário, garantindo que os discentes adquiram hábitos saudáveis ​​para o gerenciamento do dinheiro. Compreender o endividamento e suas causas é essencial para a saúde financeira pessoal e para a economia como um todo. À vista disso, surgiu a questão que estimulou esse estudo: quais as principais causas da inadimplência no Brasil? A partir daí foram realizadas pesquisas bibliográficas e em fontes documentais para descrever tais causas, compreender como crenças podem influenciar na expansão do problema e apresentar possíveis soluções. Refere-se a uma abordagem explicativa trazendo conceitos e soluções ao tema exposto. As informações obtidas dão conta de que o problema está relacionado com a falta de educação financeira, uma área que não tem a devida atenção na formação familiar, escolar e acadêmica dos cidadãos. Conclusões apresentadas explicitam a relevância desse ramo da educação para a gestão do endividamento e o bom funcionamento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Conceição de Torres Magalhães, EBWU

Mestra em Ciências da Educação pela EBWU. Especialista de Educação Carreira Assistência SEDF.

Débora Araújo Leal, Uninter

Pós–Doutora em Docência UniversiCiências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA.

Ângelo Ribeiro Fróes, UAB

Doutor em Ciências da Educação pela UAB. Professor de Educação Física em rede particular.

Downloads

Publicado

2025-06-06

Como Citar

Magalhães, A. C. de T., Leal, D. A., & Fróes, Ângelo R. (2025). EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUA IMPORTÂNCIA AOS DISCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1222–1235. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19812