A NOVA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE APLICATIVOS: ECONOMIA DE PLATAFORMAS

Autores

  • Sarah Lidiane Rodrigues Centro Universitário UNA
  • Welber Leopoldo de Oliveira Centro Universitário UNA
  • Daniel Carlos Dirino Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19710

Palavras-chave:

Direito do trabalho. Legislação. Economia de Plataforma. Colaborador. Vínculo Trabalhista.

Resumo

O presente artigo, aborda o direito do trabalho na respectiva necessidade de uma regulamentação das plataformas digitais e a diferenciação da natureza do vínculo trabalhista entre plataformas e colaboradores. A economia de plataforma é um fenômeno crescente que fornece novas formas de mercados no ambiente das plataformas digitais, englobando aplicativos de transporte de passageiros, delivery, compras e transações on-line, a qual apresenta um funcionamento pautado em sistemas de classificação e avaliação. No entanto, o modelo de negócios dessas empresas, baseado na flexibilidade e na ausência de vínculos empregatícios tradicionais, criou uma lacuna significativa na proteção dos direitos trabalhistas, gerando um debate global sobre a necessidade de uma regulamentação legislativa objetivando ajustar e aprimorar a legislação vigente, garantindo com igualdade que venha proteger os trabalhadores sem comprometer a inovação e o crescimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Lidiane Rodrigues, Centro Universitário UNA

Acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário UNA, campus Bom Despacho, da rede Ânima Educação. 

Welber Leopoldo de Oliveira, Centro Universitário UNA

Acadêmico do curso de Direito do Centro Universitário UNA, campus Bom Despacho, da rede Ânima Educação. 

Daniel Carlos Dirino, Centro Universitário UNA

Advogado, coordenador de NPJ, Professor universitário de direito e concursos públicos. Especialista em direito de trânsito. 

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Rodrigues, S. L., Oliveira, W. L. de, & Dirino, D. C. (2025). A NOVA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE APLICATIVOS: ECONOMIA DE PLATAFORMAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 235–252. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19710