ISONOMIA DIGITAL: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19626Palavras-chave:
Isonomia. Jogos Eletrônicos. Acessibilidade. Deficiência.Resumo
Os jogos eletrônicos têm se consolidado como uma importante forma de expressão cultural, entretenimento e socialização na era digital. No entanto, a acessibilidade ainda é um desafio significativo para pessoas com deficiência, que enfrentam barreiras técnicas, sociais e legais para usufruírem plenamente dessas experiências. Este artigo investiga a ausência de políticas públicas, incentivos fiscais e legislações específicas que promovam a inclusão desse público no universo dos jogos. Com base em revisão bibliográfica e análise documental, o estudo destaca a importância da isonomia digital e aponta caminhos para um mercado mais acessível e inclusivo, sugerindo medidas como a criação de leis específicas, incentivos econômicos, capacitação de desenvolvedores e participação ativa de pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento dos jogos. A democratização dos jogos eletrônicos passa, portanto, pela adoção de práticas que respeitem a diversidade funcional dos usuários, promovendo a equidade e garantindo o direito à participação plena no ambiente digital.
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