ISONOMIA DIGITAL: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS

Autores

  • Jhonathan Curintima de Abreu UNINORTE
  • Marcelo Augusto Rebouças Leite UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19626

Palavras-chave:

Isonomia. Jogos Eletrônicos. Acessibilidade. Deficiência.

Resumo

Os jogos eletrônicos têm se consolidado como uma importante forma de expressão cultural, entretenimento e socialização na era digital. No entanto, a acessibilidade ainda é um desafio significativo para pessoas com deficiência, que enfrentam barreiras técnicas, sociais e legais para usufruírem plenamente dessas experiências. Este artigo investiga a ausência de políticas públicas, incentivos fiscais e legislações específicas que promovam a inclusão desse público no universo dos jogos. Com base em revisão bibliográfica e análise documental, o estudo destaca a importância da isonomia digital e aponta caminhos para um mercado mais acessível e inclusivo, sugerindo medidas como a criação de leis específicas, incentivos econômicos, capacitação de desenvolvedores e participação ativa de pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento dos jogos. A democratização dos jogos eletrônicos passa, portanto, pela adoção de práticas que respeitem a diversidade funcional dos usuários, promovendo a equidade e garantindo o direito à participação plena no ambiente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonathan Curintima de Abreu, UNINORTE

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Marcelo Augusto Rebouças Leite, UNINORTE

Professor Especialista do curso de direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, graduado pela Escola Superior Batista do Amazonas, ESBAM, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Abreu, J. C. de, & Leite, M. A. R. (2025). ISONOMIA DIGITAL: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 203–211. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19626