PROBLEMÁTICA ACERCA DA RESPONSABILIDADE CIVIL PELO CUSTEIO DO ASSISTENTE TERAPÊUTICO EM AMBIENTE ESCOLAR PARA OS PORTADORES DO TEA SOB A ÓTICA DAS RECENTES DECISÕES JUDICIAIS

Autores

  • Vanessa Pereira Diniz da Nóbrega Veni Creator Christian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19619

Palavras-chave:

Autismo. Responsabilidade civil. Operadoras de Planos de Saúde.

Resumo

O indivíduo portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta direitos constitucionais e infraconstitucionais inerentes a sua condição neuroatípica. Mesmo com uma vasta normatização sobre a temática, ainda há uma grande necessidade de demandas judiciais a fim de se verem esses direitos concretizados. Este artigo analisa os principais aspectos da responsabilidade civil das Operadoras dos Planos de Saúde no tocante à obrigatoriedade de custear as intervenções terapêuticas prescritas para os indivíduos com TEA, mais especificamente com relação ao fornecimento de Assistente Terapêutico no ambiente escolar, destacando decisões judiciais significativas que moldam o panorama atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Pereira Diniz da Nóbrega, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ (2003). Pós-Graduação latu sensu em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ- (2006).

Suenya Talita de Almeida, Veni Creator Christian University

Graduada em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, e professora e coordenadora de monografia - FOCA - Faculdade de Olinda. Tem experiência na área de Direito, com ênfase e atuando principalmente com as seguintes disciplinas: teoria geral do direito, hermenêutica e argumentação. Direito do trabalho, Direito Empresarial, Processo Civil e Trabalhos de Conclusão de curso.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Nóbrega, V. P. D. da, & Almeida, S. T. de. (2025). PROBLEMÁTICA ACERCA DA RESPONSABILIDADE CIVIL PELO CUSTEIO DO ASSISTENTE TERAPÊUTICO EM AMBIENTE ESCOLAR PARA OS PORTADORES DO TEA SOB A ÓTICA DAS RECENTES DECISÕES JUDICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8357–8371. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19619