DESAFIOS LEGAIS E EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19550

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Autismo. Direito Educacional. Desafios. Inclusão.

Resumo

A inclusão de estudantes autistas nas escolas de ensino regular representa um desafio significativo, demandando a análise de aspectos legais e educacionais. Este artigo investiga as barreiras enfrentadas por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar, abordando questões de formação docente, infraestrutura e políticas públicas. A pesquisa destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas e a necessidade de capacitação dos educadores para atender às especificidades desses alunos. Além disso, discute as responsabilidades jurídicas das instituições de ensino e do poder público na promoção de uma educação inclusiva, enfatizando o papel da legislação brasileira. Os resultados apontam para a urgência de ações efetivas que garantam o direito à educação, promovendo um ambiente acolhedor e acessível para todos os estudantes.

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Biografia do Autor

Rayani Silva Souto, UNINORTE

Acadêmica do Curso de Direito, Centro Universitário do Norte - Uninorte.

Márcio de Jesus Lima do Nascimento, UNINORTE

Professor de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Mestre em Ciências e Meio Ambiente - Universidade Federal do Pará - UFPA. Membro do Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia - Nupesam do IFAM. https://orcid.org/0000-0003-1838-1828.

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Souto, R. S., & Nascimento, M. de J. L. do. (2025). DESAFIOS LEGAIS E EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7541–7550. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19550