DESAFIOS LEGAIS E EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19550Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Autismo. Direito Educacional. Desafios. Inclusão.Resumo
A inclusão de estudantes autistas nas escolas de ensino regular representa um desafio significativo, demandando a análise de aspectos legais e educacionais. Este artigo investiga as barreiras enfrentadas por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar, abordando questões de formação docente, infraestrutura e políticas públicas. A pesquisa destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas e a necessidade de capacitação dos educadores para atender às especificidades desses alunos. Além disso, discute as responsabilidades jurídicas das instituições de ensino e do poder público na promoção de uma educação inclusiva, enfatizando o papel da legislação brasileira. Os resultados apontam para a urgência de ações efetivas que garantam o direito à educação, promovendo um ambiente acolhedor e acessível para todos os estudantes.
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