DESAFIOS JURÍDICOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS

Autores

  • Arleandro Silva dos Santos UFG
  • Eloisa Aparecida da Silva Avila Instituto Federal de Goiás
  • Sarah Elayne de Freitas Rezende Instituto Federal Goiano
  • Vinicius Sousa Ferreira Instituto Federal de Goiás
  • Katia Cristina Nunes de Almeida Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19519

Palavras-chave:

Gestão de resíduos sólidos. Lixões. Sustentabilidade.

Resumo

A gestão de resíduos sólidos no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente em regiões com infraestrutura precária e diversidade econômica, como a região do Norte Goiano, onde a presença de lixões a céu aberto compromete a saúde pública e o equilíbrio ambiental. O presente trabalho analisa os desafios jurídicos enfrentados na implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) na Região Norte de Goiás, com ênfase na erradicação dos lixões a céu aberto e na promoção de uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. A implementação efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do PERS em Goiás depende de estratégias integradas, que aliem capacitação técnica, investimentos em infraestrutura e educação ambiental para promover soluções sustentáveis. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na análise documental de leis, decretos e literatura científica relevante. Foram identificados obstáculos significativos, como a falta de infraestrutura, escassez de recursos financeiros e capacitação técnica insuficiente. As conclusões apontam para a necessidade de políticas públicas mais eficazes e de investimentos contínuos para a implementação bem-sucedida do PERS, visando à proteção do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arleandro Silva dos Santos, UFG

Mestrando em Direitos Humanos, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFG). 

Eloisa Aparecida da Silva Avila, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação; Professora efetiva, Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu.

Sarah Elayne de Freitas Rezende, Instituto Federal Goiano

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica; Professora titular, Instituto Federal Goiano – Campus Ipameri.

Vinicius Sousa Ferreira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Química; Professor de Química, Instituto Federal de Goiás – IFG.

Katia Cristina Nunes de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Ciências da Religião; Docente nos cursos de Direito e Enfermagem, Faculdade Serra da Mesa – FaSeM e Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Downloads

Publicado

2025-05-22

Como Citar

Santos, A. S. dos, Avila, E. A. da S., Rezende, S. E. de F., Ferreira, V. S., & Almeida, K. C. N. de. (2025). DESAFIOS JURÍDICOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6258–6273. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19519