ESTUPRO DE VUNELRÁVEL E A PALAVRA DA VÍTIMA

Autores

  • Joel Amaral da Costa UNINORTE
  • Ricardo Leite Menezes UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19181

Palavras-chave:

Estupro de vulnerabilidade. Palavra da vítima. Prova testemunhal. Injustiça. Sistema de justiça.

Resumo

Este artigo analisa a complexa questão do estupro de vulnerabilidade, com foco na problemática da supervalorização da palavra da vítima como prova única para casos específicas. O estudo aborda a relevância social do crime, a legislação pertinente (art. 217-A do Código Penal), e os riscos de condenações injustas fundamentadas exclusivamente no testemunho da vítima, que pode ser influenciado por traumas e outros fatores. Através de revisão bibliográfica, análise de provas e estudo de caso, o artigo explora os meios de alternativas, os impactos psicológicos na vítima e a necessidade de um equilíbrio entre a proteção das vulnerabilidades e a garantia do devido processo legal. O objetivo é contribuir para o debate sobre a busca pela justiça em casos de violação de vulnerabilidade, ressaltando a importância de uma investigação completa e criteriosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Amaral da Costa, UNINORTE

Assistente administrativo III. Discente em Bacharelado em Direito – UNINORTE. 

Ricardo Leite Menezes, UNINORTE

Professor Orientador, advogado, especialista em docência do ensino superior e professor do curso de direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Costa, J. A. da, & Menezes, R. L. (2025). ESTUPRO DE VUNELRÁVEL E A PALAVRA DA VÍTIMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6518–6533. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19181