ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Maria Fernanda de Paz Sousa Centro Universitário Santa Maria
  • Macerlane de Lira Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Antunes Casimiro Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19144

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar. Unidades de Terapia Intensiva. Prevenção & Controle.

Resumo

Introdução: As infecções hospitalares são consideradas um desafio global de saúde pública e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) se destacam como ambientes críticos, devido à presença de bactérias multirresistentes. Objetivos: O estudo buscou identificar as estratégias e práticas mais eficazes para a prevenção de infecções em UTIs. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando as bases PubMed, SciELO e Google Scholar. Critérios de inclusão como artigos publicados entre 2019 e 2024, disponíveis em português ou inglês, de acesso gratuito, e que tratassem de estratégias preventivas em UTIs. Após triagem e análise, foram incluídos 12 artigos relevantes. Resultados e discussão: Os estudos apontaram que estratégias como a higienização adequada das mãos, uso racional de antimicrobianos, controle de dispositivos invasivos, uso de bundles de prevenção, capacitação contínua da equipe de enfermagem e adesão a protocolos baseados em evidências são eficazes na redução das infecções relacionadas à assistência à saúde, também foram destacados desafios como sobrecarga de trabalho, resistência organizacional e falhas na educação permanente. Conclusão: A prevenção eficaz de infecções em UTIs requer uma abordagem multifatorial, com ações integradas, capacitação contínua e comprometimento institucional. O papel da equipe de enfermagem e o fortalecimento de uma cultura de segurança são determinantes para o sucesso das intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda de Paz Sousa, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem, pelo centro universitário Santa Maria -UNIFSM.

Macerlane de Lira Silva, Centro Universitário Santa Maria

Mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS, Especialista em Política e gestão do cuidado pela UFPB, Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Maria Raquel Antunes Casimiro, Centro Universitário Santa Maria

Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, Especialista em Urgência Emergência e UTI, Docente no Ensino Superior, Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Especialista pelo Centro Universitário Santa Maria. Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-05-10

Como Citar

Sousa, M. F. de P., Silva, M. de L., Casimiro, M. R. A., & Souza, A. C. de. (2025). ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2250–2263. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19144