O IMPACTO DA ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA REDUÇÃO DA ESTIGMA RELACIONADO AS ISTS EM POPULAÇÕES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

Autores

  • Gabriele Maria da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Gabrielle da Silva Baltazar UNIFSM
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa UNIFSM
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Anuska Rhevia Lacerda Pontes UNIFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19092

Palavras-chave:

Enfermagem. Infecções sexualmente transmissíveis. Vulnerabilidade.

Resumo

Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), causadas por diferentes agentes como bactérias, vírus e fungos e são um grave problema de Saúde Pública em escala global. Essas doenças apresentam alta prevalência, especialmente entre grupos como homossexuais, trabalhadores do sexo e usuários de drogas injetáveis. Contudo, elas também se espalham em populações vulneráveis que enfrentam condições sociais, econômicas e culturais precárias. Nesse contexto, o papel do enfermeiro é essencial, sobretudo na realização de testagens para diagnóstico de ISTs. Uma parte fundamental dessa atuação ocorre nas consultas e em campanhas realizadas em períodos específicos do ano, abrangendo múltiplas dimensões do cuidado assistencial. Objetivos: Compreender o impacto da atuação de enfermagem na redução do estigma associado às ISTs em populações socialmente vulneráveis. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, pautada em revisão integrativa da literatura, foi realizada a partir da Biblioteca Virtual da Saúde, utilizando as bases de dados: LILACS, BDENF e SCIELO, fazendo uso dos seguintes descritores: Enfermagem, Infecções sexualmente transmissíveis, Vulnerabilidade. Foi conduzida pela questão norteadora: Como a atuação da enfermagem pode contribuir para a redução do estigma associado às ISTs em populações socialmente vulneráveis? Os critérios de inclusão foram os estudos completos, em português, inglês e espanhol e publicado nos últimos cinco anos, foram excluídos trabalhos que não atendem aos critérios propostos. Resultados e discussões:As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) seguem sendo um desafio de saúde pública, A falta de conhecimento sobre o tema é um dos principais fatores de risco, evidenciando a importância de práticas educativas voltadas à sexualidade e à prevenção. A atuação da enfermagem se destaca nesse cenário, especialmente por meio da educação em saúde, abordando prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e promoção do autocuidado. O enfermeiro assume um papel de educador, oferecendo orientação clara e acolhimento humanizado, com foco na escuta qualificada e no respeito à individualidade. Conclusão: Este estudo ressalta a importância do enfermeiro como protagonista no combate às ISTs, especialmente por meio da coordenação de atividades educativas nas comunidades sob sua responsabilidade. Sua atuação vai além da prevenção, englobando também o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento dos casos, o que reforça a necessidade de ampliar e fortalecer essas ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Maria da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Gabrielle da Silva Baltazar, UNIFSM

UNIFSM - Centro Universitário Santa Maria. Estudante de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, UNIFSM

Pós-doutorado pela UFCG. UNIFSM .

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Anuska Rhevia Lacerda Pontes, UNIFSM

Mestranda em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário FMABC. Docente do Curso Farmácia- UNIFSM.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Silva, G. M. da, Baltazar, G. da S., Feitosa, A. do N. A., Souza, A. C. de, & Pontes, A. R. L. (2025). O IMPACTO DA ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA REDUÇÃO DA ESTIGMA RELACIONADO AS ISTS EM POPULAÇÕES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1799–1811. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19092