ANÁLISE DOCENTE: POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO, TECNOLOGIAS E EQUIDADE DIGITAL

Autores

  • Fabieli Simone Lange Grabin FACISA
  • Lucas Raquiel Appelt UNOESC
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19053

Palavras-chave:

Formação Docente. Tecnologia Educacional. Equidade Digital.

Resumo

Este artigo investiga como políticas de valorização docente, o uso de tecnologias educacionais e as dificuldades no acesso a recursos digitais impactam o processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com dois professores e um estudante, revelamos contradições entre discursos de inovação e a realidade concreta da sala de aula, exposta de maneira ainda mais evidente durante o período pandêmico. Evidencia-se a necessidade de políticas que assegurem condições de trabalho, formação continuada e infraestrutura tecnológica, de modo a evitar que as desigualdades socioeconômicas inviabilizem práticas de ensino. Conclui-se que a integração crítica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação demanda uma reformulação do habitus escolar, contemplando a valorização do professor e a garantia de equidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabieli Simone Lange Grabin, FACISA

Especialista em Matemática e Física pela FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Técnica do Núcleo de Ensino da Coordenaria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira SC.

Lucas Raquiel Appelt, UNOESC

Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC. Técnico no Núcleo de Tecnologias Educacionais na Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira-SC e professor de Língua Estrangeira Inglês na EEB Gov. Irineu Bornhausen - Dionísio Cerqueira - SC.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2025-05-21

Como Citar

Grabin, F. S. L., Appelt, L. R., & Santos, M. P. M. (2025). ANÁLISE DOCENTE: POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO, TECNOLOGIAS E EQUIDADE DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 5123–5142. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19053