ANÁLISE DOCENTE: POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO, TECNOLOGIAS E EQUIDADE DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19053Palavras-chave:
Formação Docente. Tecnologia Educacional. Equidade Digital.Resumo
Este artigo investiga como políticas de valorização docente, o uso de tecnologias educacionais e as dificuldades no acesso a recursos digitais impactam o processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com dois professores e um estudante, revelamos contradições entre discursos de inovação e a realidade concreta da sala de aula, exposta de maneira ainda mais evidente durante o período pandêmico. Evidencia-se a necessidade de políticas que assegurem condições de trabalho, formação continuada e infraestrutura tecnológica, de modo a evitar que as desigualdades socioeconômicas inviabilizem práticas de ensino. Conclui-se que a integração crítica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação demanda uma reformulação do habitus escolar, contemplando a valorização do professor e a garantia de equidade educacional.
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