O DESCONFORTO TÉRMICO NAS “SAUNAS DE AULA” E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A SALA TEMÁTICA DE GEOGRAFIA SITUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE RORAIMA

Autores

  • Matheus Sousa Ribeiro Universidade Estadual de Roraima
  • Moacir Correa do Monte Instituto Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19042

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Desconforto térmico. Sala temática de Geografia.

Resumo

Esse artigo buscou discutir a relação entre o desconforto térmico e o processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma reflexão promovida na realidade de uma Escola da rede estadual de Roraima. O trabalho avalia a partir de dados microclimáticos sistematizados pelo uso de termo-higrômetros para definir o grau de conforto término no ambiente da sala temática de Geografia, por meio dos dados de temperatura e umidade relativa do ar registrados entre 06 a 09 de setembro de 2024. O trabalho técnico-científico de sistematização dos dados microclimáticos nos estimula a relacionar tais dados quantitativos com o processo de subjetivação da aprendizagem por meio de relatos dos estudantes acerca da percepção e sensação do espaço de aprendizagem. O trabalho avalia, tanto a partir dos dados, de relatos e de revisões de literatura, como o desconforto térmico é prejudicial para o processo de ensino-aprendizagem pelas influências que as variações térmicas exercem sobre os corpos dos sujeitos. A presente sala temática da unidade escolar encontrou-se fora dos padrões de conforto térmico estipulado pela Norma Regulamentadora 17, além de comprometer o processo de ensino-aprendizagem, coloca em risco a saúde dos estudantes e dos profissionais docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Sousa Ribeiro, Universidade Estadual de Roraima

Professor de Geografia na Rede Básica de Ensino do Estado de Roraima. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Roraima. 

Moacir Correa do Monte, Instituto Federal de Roraima

Professor de Educação Física na Rede Básica de Ensino da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Especialista em Educação de jovens e adultos no ensino técnico pelo Instituto Federal de Roraima. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Roraima. 

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Ribeiro, M. S., & Monte, M. C. do. (2025). O DESCONFORTO TÉRMICO NAS “SAUNAS DE AULA” E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A SALA TEMÁTICA DE GEOGRAFIA SITUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE RORAIMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1140–1155. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19042