REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE EM GUERRA NO RIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18896Palavras-chave:
Literatura infantil. Questões sociocientíficas. Questões hídricas.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de identificar as representações discursivas sobre as questões hídricas em um livro ilustrado de literatura infantil. São apresentadas as discussões sobre as questões socioambientais envolvendo os rios nos grandes centros urbanos em todo planeta e discussões sobre a sua descaraterização natural e a associação ao termo pejorativo “valão”. A análise da obra selecionada foi realizada a partir da descrição da obra, seguida da análise do texto verbal, sob a ótica da Semiótica Social da Análise Crítica do Discurso e da análise da prática social. As discussões consideram a representação da guerra entre a poluição industrial e os rios, evidenciando a desigualdade entre os sistemas de produção e os direitos dos rios. A metáfora representa discursivamente como a poluição afeta desproporcionalmente os entes naturais e sujeitos naturais envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY